- Com Selic elevada, a tendência é que as empresas paguem mais dividendos em 2023 para atrair investidores
- É importante diversificar os investimentos em renda fixa e renda variável, e não olhar apenas para a frequência com que os dividendos são pagos na hora de assumir um novo risco
- Ainda assim, investir em pagadoras de dividendos sempre é um bom negócio, mas deve ser feito com cautela
Investir em ações que pagam dividendos ou deixar o dinheiro na renda fixa com a taxa Selic em 13,75%, quase sem risco, é a dúvida de muitos investidores. O fato é que, quando falamos em montar uma carteira o óbvio precisa ser feito, ou seja, a diversificação.
Leia também
Por exemplo, coloquei ano passado um título de crédito privado que estava na plataforma do Modalmais, que vai me pagar IPCA + 8,5%. É impossível prever o futuro, mas garanto que é um produto competitivo, mesmo se comparado à renda variável. Quando olhamos para qualquer ativo, precisamos ver o risco que estamos correndo e compararmos com a possibilidade de retorno.
Falei isso só para ficar claro que a renda fixa não é melhor que a renda variável ou vice e versa. Mas voltando às ações que pagam dividendos, quando a taxa Selic está alta as empresas se esforçam mais para atrair os investidores e uma das formas é justamente distribuindo parte de seus lucros para os acionistas, o que deve acontecer em 2023 de forma mais acentuada, assim como ocorreu em 2022.
Publicidade
A Petrobras deve estar entre as maiores pagadoras de dividendos. Mesmo assim, poucos analistas recomendam o papel, justamente em função do risco de intervenção governamental na empresa. Este tipo de alerta vale também para os fundos imobiliários. Quem investe olhando apenas quanto determinado FII paga de dividendo corre o risco de estar entrando em um investimento de altíssimo risco ou que em breve o dividendo irá despencar. Já vi isso acontecer inúmeras vezes.
Voltando à questão se vale ou não investir em ações pagadoras de dividendos, a resposta será sempre sim, não apenas em 2023. Uma empresa que distribui seus lucros com os acionistas pode indicar muitas coisas positivas. Por exemplo, muitas vezes ela é líder do setor e sua concorrência é inexpressiva, como é o caso da Vale (VALE3) e da Ambev (AMBEV3), ou nem tem concorrência nenhuma, como é o caso da B3.
Pode indicar também que grande parte dos investimentos já foram feitos, como é o caso da Petrobras ou até mesmo das empresas de energia elétrica. Isso traz mais solidez e segurança do ponto de vista do investidor.
Quem deseja investir em ações boas pagadoras de dividendos porque está na moda, cuidado. Quem tenta surfar todas as ondas acaba no máximo pegando um jacaré. Surfistas e investidores entenderão.
Publicidade