O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou ontem à noite que o Banco Central “poderia ter sido mais generoso” com o governo no comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) que sinalizou incertezas fiscais. O ministro se reúne hoje com os governadores e secretários da Fazenda para debater as perdas de arrecadação geradas pela redução das alíquotas do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
As Bolsas na Europa operam sem força nesta manhã, tendo de um lado a queda maior do que o esperado da produção industrial da Alemanha em dezembro, de 3,1% ante previsão de -0,6%, e de outro o ganho recorde da empresa petrolífera britânica BP no quarto trimestre. Os índices futuros das Bolsas de NY reverteram perdas de mais cedo, sugerindo que o Wall Street poderá tentar se recuperar das quedas que apresentou nos últimos dois pregões.
Fique de olho
(OIBR4)
A dívida financeira da Oi soma R$ 29,7 bilhões e envolve 14 grandes credores nacionais e internacionais, entre administradores de dívidas, agências de exportação de crédito e bancos, conforme apurou o Broadcast. Um novo pedido de recuperação judicial ainda não tem data.
Americanas (AMER3)
Em mais um capítulo da crise da Americanas, ontem o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) determinou envio de ofício ao TJ do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para que haja colaboração institucional na produção antecipada de provas concedidas ao Bradesco. Na semana passada, o Judiciário fluminense se recusou a cumprir ordem de busca e apreensão de e-mails na sede da varejista.
Braskem (BRKM5)
O Conselho de Administração da Braskem aprovou a emissão de notas por sua controlada Braskem Netherlands Finance BV a serem ofertadas para investidores institucionais qualificados no exterior, tendo garantia da companhia. A notícia foi antecipada pelo Broadcast, dando conta de que o montante deverá chegar a US$ 500 milhões.
Gol (GOLL4)
A demanda total (RPK) da Gol aumentou 8,9% em janeiro, ante igual período do ano passado. A oferta total (ASK) cresceu 6,2% e a taxa de ocupação foi a 84,7%, recuo de 2,1 ponto porcentual. Já o número de decolagens evoluiu 7,9% e o de assentos subiu 7,3%. Os dados prévios do tráfego foram divulgados ontem.
Engie (EGIE3)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deferiu pedido do Consórcio Estreito Energia (CESTE), responsável pela exploração da UHE Estreito, representado pela subsidiária da Engie, a Companhia Energética Estreito (CEE), e concedeu a extensão do prazo da outorga da usina em 852 dias.
Enauta (ENAT6)
A produção total da Enauta atingiu 497,7 mil barris equivalentes de petróleo (boe) em janeiro ante 580 mil boe no mês anterior, queda de 14,2%. A quantidade, que inclui óleo e gás, corresponde a uma média diária de 16,1 mil boe.
Raízen (RAIZ4)
O Morgan Stanley atingiu uma participação equivalente a 5,2% do total das ações preferenciais de emissão da Raízen.
Agenda
A agenda desta terça-feira (7) traz a divulgação da ata da reunião do Copom da semana passada (8h). O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, participa do evento 2023 Milken South Florida Dialogues, em Miami, nos Estados Unidos (10h). E a Fundação Getulio Vargas (FGV) publica o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de janeiro (8h).
No exterior, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, participa de evento no Clube Econômico de Washington (14h40) e presidente dos EUA, Joe Biden, faz discurso sobre o Estado da União (23h).
Entre os balanços, saem números do BNP Paribas e do Itaú Unibanco.