Publicidade

Criptomoedas

Por que o FMI quer ‘resposta apropriada’ ao ecossistema de criptomoedas

Em meio a falências no setor, órgão diz que é preciso estabelecer políticas eficazes para ativos digitais

Por que o FMI quer ‘resposta apropriada’ ao ecossistema de criptomoedas
Prédio do FMI - Foto: Yuri Gripas/Reuters
  • Entre as prioridades estão "salvaguardar a soberania monetária e fortalecer marcos da política monetária", sem tornar os criptoativos uma moeda oficial ou legal
  • Segundo o FMI, a adoção dessas medidas pode ajudar a mitigar mais os riscos trazidos pelos criptoativos, enquanto se garantem os potenciais benefícios da inovação tecnológica associada ao setor

O Fundo Monetário Internacional (FMI) relata, em comunicado publicado nesta quinta-feira (23), que seu conselho executivo discutiu em 8 de fevereiro um paper sobre elementos para políticas eficazes para os criptoativos.

Segundo a entidade, a intenção é fornecer diretrizes para que os países possam adotar “política apropriada” para lidar com esses ativos.

O FMI lembra que há um esforço entre autoridades para estabelecer políticas eficazes para lidar com os criptoativos, em meio a algumas falências e colapsos no setor. O Fundo defende que se faça algo para lidar com a situação e menciona elementos que considera importantes para se desenvolver uma resposta “abrangente, consistente e coordenada” ao tema.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre as prioridades estão “salvaguardar a soberania monetária e fortalecer marcos da política monetária”, sem tornar os criptoativos uma moeda oficial ou legal. Também é sugerido que se evite a volatilidade excessiva nos fluxos de capital e se mantenha a eficácia das medidas de gerenciamento de fluxo de capital.

O FMI defende ainda que se analise os riscos fiscais e se adote um tratamento tributário “sem ambiguidades” em relação aos criptoativos, além de estabelecer certeza legal para os criptoativos e lidar com os riscos legais.

O FMI ainda nota que o paper recomenda que se desenvolvam requerimentos de monitoramento, prudenciais e de conduta para os atores nesse segmento. Também o estabelecimento de um marco de monitoramento conjunto entre diferentes agências e autoridades domésticas, bem como acordos de cooperação internacional para garantir a supervisão e a regulação.

O FMI cita ainda a importância de que sejam monitorados os impactos dos criptoativos sobre a estabilidade do sistema monetário internacional, enquanto se fortalece a cooperação para desenvolver infraestruturas digitais e soluções alternativas para pagamentos para além das fronteiras nacionais.

Publicidade

Segundo o FMI, a adoção dessas medidas pode ajudar a mitigar mais os riscos trazidos pelos criptoativos, enquanto se garantem os potenciais benefícios da inovação tecnológica associada ao setor.

O comunicado diz ainda que os diretores executivos saudaram a oportunidade de discutir a questão, enfatizando sua importância, e também defenderam uma abordagem coordenada para lidar com ela.

Web Stories

Ver tudo
<
Donos de animais agora vão ter que pagar imposto por seus pets? Descubra
Quanto a energia solar economiza na conta de luz? Descubra
Fui demitido: tenho direito ao 13° salário?
6 lições valiosas sobre negócios para aprender com o livro “O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham
IR 2025: quanto é o imposto de renda sobre investimentos?
6 dicas para aumentar o limite do seu cartão de crédito
Quais são os usos possíveis do bitcoin no mundo real?
Como calcular o 13° salário? Veja o passo a passo simples e rápido
Quem tem direito ao 13° salário? Veja se você está na lista
Ferramenta do Google mostra passagens aéreas mais baratas. Veja como usar
O que é mineração de bitcoin? Entenda como começar e ganhar dinheiro
Estre truque simples vai fazer você gastar menos energia com a máquina de lavar roupas
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos