- O nome sujo não impede a abertura do CNPJ, mas o CPF irregular, sim.
- Confira o passo a passo para regularizar sua situação com a Receita Federal, a fim de abrir um CNPJ.
Muitas cidadãos tem vontade de abrir um CNPJ e montar sua empresa, mas têm receio por conta de possuírem dívidas em aberto. A boa notícia é que pode, sim, abrir CNPJ mesmo com o “nome sujo” – mas um CPF irregular, não.
Leia também
Caso você tenha dúvidas sobre a questão do seu CPF, o E-Investidor irá responder algumas de suas perguntas nesta matéria.
O que significa ter um CPF irregular?
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O CPF irregular ou suspenso significa que falta alguma informação no seu cadastro com a Receita Federal ou algum dado está incorreto.
Como verifico a situação do meu CPF?
É bem simples. Basta entrar neste link e preencher os campos solicitados com o número do seu CPF e a data de nascimento. Após isso, o sistema exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado. Caso sua situação esteja regular, a palavra “REGULAR” aparecerá ao lado de “Situação Cadastral”.
Como regularizo o meu CPF?
Publicidade
A regularização pode ser feita tanto presencialmente em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, ou então pela internet. No último caso, siga o passo a passo:
1. Acesse o site da Regularização de CPF;
2. Preencha seus dados pessoais e endereço;
3. Envie o formulário;
Publicidade
4. Por último, anote o protocolo de atendimento e aguarde o prazo.
Se a situação do CPF constar como “pendente de regularização” é porque o contribuinte deixou de entregar alguma declaração de Imposto de Renda (DIRPF) nos últimos cinco anos. Neste caso, basta entregar as declarações que faltam. Caso tenha dúvidas sobre como declarar, acesse esta matéria.