Próximo às 14h40, o Ibovespa apresentava queda de 1,77%, aos 101.880 pontos, com novo recuo do dólar frente ao real de 0,44%, cotado a R$ 5,07. Nos juros, a sessão é de alta moderada para todos os vértices da curva a termo.
As ações da Cogna Educação (COGN3) lideram os ganhos do dia após relatório de uma casa de análise internacional elevar a recomendação para a empresa de “venda” para “neutra”. Na ponta negativa, o pregão registra quedas significativas para ações que possuem maior sensibilidade a juros, como as dos setores de consumo interno e construção civil, e para empresas com endividamento elevado.
A última sessão da semana, do mês e do trimestre apresenta novamente de alta dos principais índices acionários do exterior. Nos Estados Unidos, o núcleo do índice de preços com consumo (PCE) subiu menos que o esperado em fevereiro, o que levou alguns analistas a classificarem a leitura como “algo encorajador” para o Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Ainda assim, não há registro alteração significativa no monitoramento das expectativas do mercado feita pelo CME Group para a próxima decisão de política monetária em maio – o quadro atual por enquanto está bastante dividido entre manutenção ou alta de 0,25 ponto porcentual. Na Europa, o movimento de alta é amparado pela desaceleração da inflação na zona do euro, na leitura preliminar de março.
Entre as commodities, o petróleo Brent tem nova sessão de alta, dando sequência ao movimento de recuperação com apoio dos Índices de Gerentes de Compras (PMIs, na sigla em inglês) da China, que vieram acima do esperado apontando que a atividade econômica do país segue aquecendo. O minério de ferro também teve avanço em Dalian, na China.