- Se olharmos para o Ibovespa vamos perceber que estamos muito descontados tanto em relação ao nosso histórico como em relação aos demais países emergentes, sobretudo em relação ao México
- Portanto, vemos uma bolsa local (Ibovespa e outros ativos) extremamente descontada. No entanto, as revisões para um cenário menos otimista podem mostrar que o desconto não é tão grande assim.
As taxas de longo prazo do Brasil caíram e a Bolsa se valorizou após a apresentação do novo arcabouço fiscal, com os mercados reagindo positivamente. Na semana passada (até quinta-feira) as taxas de longo prazo (10Y) caíram cerca de 30bp, impulsionando por outro lado as ações de crescimento e as ações de beta elevado (mais agressivas), como algumas small caps.
Leia também
Já as taxas de juros de curto prazo permaneceram praticamente estáveis, já que o mercado crê que a politica monetária será pouco afetada, por ora, com a apresentação do arcabouço fiscal.
Se olharmos para o Ibovespa, vamos perceber que estamos muito descontados tanto em relação ao nosso histórico como em relação aos demais países emergentes, sobretudo em relação ao México. Quando olhamos para o P/L (Preço sobre lucro, uma forma de avaliação dos ativos, quanto menor, mais barato), nós estamos sendo negociados a 7x, enquanto a nossa média histórica é de 11,3x.
Publicidade
Ou seja: 38% de desconto em relação ao nosso histórico e desconto de 43% em relação a outros países emergentes. Como citamos o México, eles são negociados a 12,8x Preço/ Lucro.
Por outro lado, ainda estamos passando por um período de revisões para baixo de nossos lucros por aqui, como mostra o indicador ERR.
Antes, precisamos entender o que é ERR ou Índice de Revisão de Lucros (ERR, em tradução livre), sendo calculado da seguinte forma: ERR = #Up Revisions /#Down Revisions, onde:
# Up Revisions = Todas as instâncias em que um analista revisa uma estimativa para cima.
Publicidade
# Down Revisions = Todas as instâncias em que um analista revisa uma estimativa para baixo.
As revisões de lucros no Brasil continuam em tendência de queda. Como vemos no gráfico apresentado pelo BofA Global Research, no Brasil o ERR está em 0,6x, o menor desde junho de 2020.
Portanto estamos passando por revisões de ganhos (para baixo) em todos os setores domésticos. Em comparação, o ERR de 3 meses do México está estável acima de 1 nos últimos.
Portanto, vemos uma bolsa local (Ibovespa e outros ativos) extremamente descontada. No entanto, as revisões para um cenário menos otimista podem mostrar que o desconto não é tão grande assim.
Publicidade