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Grupo Soma (GSOM3), dona da Animale e Farm, conclui IPO e ações começam em alta

Volume da empresa de moda foi semelhante a uma tech

Grupo Soma (GSOM3), dona da Animale e Farm, conclui IPO e ações começam em alta
Desfile da Animale, uma das marcas do Grupo Soma (Foto: JF Dorio/Estadão Conteúdo)
  • Além de ter uma operação bastante próxima ao mundo digital, o Grupo Soma é conhecido pelas suas aquisições e, agora, com R$ 1,35 bilhão da oferta no caixa
  • Com oito marcas, 282 lojas, sendo 257 lojas próprias e 25 franquias, a companhia registrou um prejuízo líquido de R$ 43,5 milhões no primeiro trimestre deste ano, ante um lucro de R$ 23,9 milhões no mesmo intervalo do ano passado

(Fernanda Guimarães/Estadão Conteúdo) – Depois de lançar uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) que atraiu muito apetite dos investidores, a varejista de moda Grupo Soma (GSOM3), dona de grifes como Animale, Farm e Cris Barros, fez hoje seu desfile virtual de estreia na B3, com a ação na abertura saltando mais de 10%. A valorização veio como reflexo da elevada procura pelas ações da companhia no IPO, com a demanda superando em dez vezes o volume ofertado – um resultado de uma varejo vendida como uma companhia “tech”.

Além de ter uma operação bastante próxima ao mundo digital, o Grupo Soma é conhecido pelas suas aquisições e, agora, com R$ 1,35 bilhão da oferta no caixa, a expectativa é de que a empresa vá às compras, especialmente nesse momento de pandemia que arrasou muitas varejistas de moda. “Essa é a vitória de um time e uma sociedade harmônica, que finalmente atingiu o objetivo de ter uma operação de moda com o capital aberto”, disse o presidente do grupo, Roberto Jatahy, na cerimônia virtual de debute da companhia na B3.

Com oito marcas, 282 lojas, sendo 257 lojas próprias e 25 franquias, a companhia registrou um prejuízo líquido de R$ 43,5 milhões no primeiro trimestre deste ano, ante um lucro de R$ 23,9 milhões no mesmo intervalo do ano passado. A receita líquida, ainda nos três primeiros meses deste ano, foi de R$ 294,5 milhões, ante R$ 293,3 milhões no primeiro intervalo de 2019.

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No digital, o grupo foi pioneiro em uma estratégia de venda que se popularizou no varejo durante os meses de pandemia, que é o chamado de comissionamento cruzado, que é uma venda realizada no e-commerce, mas por intermédio da loja física ou por indicação do vendedor. Também foi uma das primeiras a utilizar o “código vendedor”, mecanismo em que a vendedora da loja física disponibiliza via WhatsApp um código promocional que gera um comissionamento à vendedora da loja física pela indicação do produto.

No vídeo de apresentação da empresa na sua estreia na B3, o presidente do Grupo Soma destacou que, nesse quesito, a empresa está muito à frente de outras empresas do setor. Robustez O presidente da B3, Gilson Finkelsztain, disse que o número de empresas na bolsa brasileira está crescendo em um bom ritmo e que há apetite dos investidores por boas histórias, em especial nesse momento de juros baixíssimos no Brasil. O executivo citou que o setor de varejo de moda ainda é pequeno na bolsa brasileira, hoje com seis empresas, mas com espaço de crescimento. “Sabemos que há apetite de investir em bons ativos e em bons projetos”, disse.

“O Grupo Soma é a maior plataforma de marcas e mesmo em um momento diferente está olhando novas oportunidades”, disse Finkelsztain.

Com a realização de seu IPO, o Grupo Soma é a 144ª empresa listada no Novo Mercado, segmento com os mais elevados padrões de governança corporativa da B3. Foram coordenadores da oferta o Itaú BBA, JPMorgan, Bank of America e XP Investimentos.

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