- O investidor deve compreender muito bem os números apresentados pela startup para mensurar em quanto tempo terá seu retorno desejado
- Sobretudo em um início de negócio, gestão é fundamental. O investidor deve levar em conta como é estruturada a equipe da startup e a capacidade de liderança de seus gestores
- Antes de investir, tenha a certeza de que seus valores estão alinhados com os da empresa, e que você concorda com os rumos que se pretende tomar. A relação deve ser benéfica tanto para você quanto para a startup
O mercado de startups vem crescendo bastante nos últimos anos. Muitos brasileiros se veem obrigados a abrir seus próprios negócios e depois de estabelecidos, buscam expandir e formar sociedade com outros empreendedores mais experientes. Mas, o que analisar antes de investir em uma startup?
Leia também
Com o programa Shark Tank Brasil e a formação de pools de investimento, cada vez mais empresas têm a oportunidade de apresentar seus negócios e conseguir sociedades rentáveis ao empreendimento.
No entanto, investir em um negócio não é apenas colocar o dinheiro na conta da empresa e esperar que “venha o lucro.”
Publicidade
É por conta disso que os investidores do Shark Tank Brasil fazem perguntas, principalmente a respeito dos números. Vamos ver alguns pontos fundamentais para analisar antes, durante e após a negociação de sociedade com uma startup.
1- Entenda os números apresentados
Quando o empreendedor pede um determinado valor, a cabeça do shark começa a calcular em quanto tempo ele teria o retorno do seu investimento com base na receita recorrente, custo de produção e margem.
Além disso, vemos o mercado de atuação e o quão competitivo a empresa é, quais as possibilidades de um concorrente tomar espaço e a sazonalidade do produto ou serviço prestado.
2- Gestão e liderança
Uma das coisas mais importantes depois que a sociedade é feita, são os cuidados com a gestão, liderança e implementação de processos na empresa. O famoso “smart money”.
Um líder precisa inspirar seu time, de forma que eles permaneçam engajados com o propósito da empresa e executem com excelência os processos desenvolvidos. Uma empresa só vai para frente se tiver um time comprometido. E só tem um time comprometido quem sabe vender a empresa internamente e encanta os colaboradores.
Demissão e contratação custa tempo e dinheiro para os empresários. Quanto menor for a rotatividade, melhor.
3- Tenha em mente os valores e propósito da empresa e do empreendedor
Quando fechamos sociedade com os participantes do Shark Tank Brasil, temos em mente que a partir daquele momento, existe um relacionamento e uma troca. Ou seja, o negócio só vai funcionar se os valores dos dois lados estiverem alinhados.
Publicidade
Não faça negócios com quem você não teria amizade e que você perceba que os seus valores são divergentes. Não vai dar certo.
Além disso, precisa haver compromisso de ambas as partes para fazer o empreendimento ter sucesso e o lucro vir para ambos os envolvidos.
Investir em empresas é uma ótima forma de diluir risco, diversificar carteira e ter renda passiva, já que não o seu esforço operacional que está investido no empreendimento.
Há muitas formas de investir em startups. Como é um mercado em ascensão, cada vez mais faremos movimentos que facilitem a entrada de investidores. Porém, como tudo na vida, conhecimento é necessário.
Publicidade
E conhecimento adquirimos na teoria, na prática e observando quem já faz isso há muito tempo. Uma boa forma, é acompanhando o Shark Tank Brasil, que traz uma linha de investimento muito bacana para os sharks e para o empreendedor.
As inscrições para a nova temporada estão abertas no site oficial do programa.