- Um passo fundamental na hora de investir é identificar suas metas e traçar estratégias para cumpri-las de acordo com sua necessidade
- Escolha a classe de ativos que mais se aproxima dos seus objetivos em questão de rentabilidade e tempo
- E para atingir seus objetivos, a tecnologia é uma grande aliada e permite acompanhar dados e fazer simulações
Até alguns anos atrás, cuidar de investimentos era uma tarefa desafiadora e complexa para pessoas físicas, mas, felizmente, os avanços tecnológicos e, em especial, a internet, foram gradativamente mudando esse quadro. Com o crescimento exponencial de informações sobre finanças nas redes, popularizou-se muito o acesso às informações e as possibilidades de fazermos melhores escolhas financeiras.
Leia também
O mercado financeiro mudou, especialmente na última década, e posso afirmar sem medo de errar que mudou para melhor. Mais acesso a informações, mecanismos regulatórios eficientes, redução de barreiras de entrada para pequenos investidores, diversidade de opções, ferramentas online que dia após dia são aprimoradas e simplificam as operações. Enfim, um cenário bem diferente daquele no qual eu iniciei minha vida investidora, lá nos idos de 1996.
Ocorre, entretanto, que disseminação de informações financeiras em larga escala também cobra seu preço: se o pequeno investidor não tiver discernimento e conhecimentos básicos para filtrar os dados aos quais tem acesso, além de uma boa estratégia de investimentos, todos esses instrumentos disponíveis para facilitar a vida, podem, ao contrário do que se espera, causar prejuízos decorrentes de escolhas equivocadas e decisões impulsivas.
Como tomar boas decisões de investimento
Dedicar-se a obter algum conhecimento básico sobre finanças irá ajudar bastante nas escolhas financeiras, mas para potencializar de verdade os esforços é fundamental que você vincule seus investimentos a objetivos claros.
Publicidade
Investir sem definir metas equivale a pegar a estrada para fazer uma viagem sem saber o destino onde pretende chegar. Sendo assim, listei para você alguns benefícios que as metas irão lhe oferecer:
1. Clareza de propósito
Ter um desenho claro de quais são as metas possibilita que você defina os custos delas e, com base em sua capacidade de gerar receita e investir, identifique o prazo de que precisa para atingir o objetivo financeiro.
2. Construção de estratégias de investimento
Ao compreender a importância de definir metas, você será capaz de criar uma estratégia eficaz para atingi-las e não ficará à mercê de “receitas prontas” disponíveis no mercado e que nem sempre estão aderentes à sua realidade.
Vou falar uma obviedade, pois é importante que você atente a isso: só você vive a sua vida. Mesmo que uma outra pessoa tenha a sua idade, o mesmo emprego, mesmo salário e viva na mesma cidade que você, os desejos, as necessidades e a dinâmica familiar nunca os tornará pessoas iguais. Logo, as estratégias adotadas para alcançar metas precisam ser customizadas.
E isso só se torna possível quando você sabe exatamente o que deseja, em quais prazos e a que preço.
3. Foco e motivação
Quando você sabe exatamente o motivo de estar investindo, ou seja, quando você tem um destino claro para o dinheiro, fica mais fácil manter a disciplina e o foco.
Objetivos com data e preço são mensuráveis e essa mensuração ajuda o cérebro a orientar esforços para se manter dentro da rota planejada e evitar cair em tentações de consumo que te distanciam dos seus reais desejos.
4. Simplifique a escolha de investimentos
A partir do momento em que você sabe o quanto de dinheiro precisa para cada uma das metas definidas e o tempo necessário para alcançar cada montante, fica muito mais simples escolher onde investir.
Publicidade
Há opções de investimento que atendem a diferentes prazos e apetites ao risco. Cada classe de ativos tem características específicas e, ao fazer simulações, você consegue saber exatamente quais deles são os mais adequados para te ajudar a alcançar os objetivos financeiros.
Com isso, você poderá conquistar maior autonomia em escolhas com menor dependência de terceiros, mesmo que tenha pouco conhecimento sobre investimentos.
Use a tecnologia a seu favor
Os avanços tecnológicos possibilitam que hoje você utilize inúmeras ferramentas para organizar sua vida financeira e simplificar suas escolhas. Há calculadoras, simuladores de investimentos, planilhas online, aplicativos, enfim, uma gama gigantesca de opções para você testar e escolher aquelas que te deixam mais confortável e no controle das finanças.
Sugiro que você experimente várias dessas ferramentas, faça testes, crie contas demo para avaliar o que se adequa à você, pois não existe propriamente uma forma correta ou errada de controle financeiro pessoal,, mas sim aquilo que faz sentido na sua rotina e que simplifica a sua vida.
Ao longo dos últimos dois anos eu tive a oportunidade de atuar como especialista de renda variável da Me Poupe para a criação do aplicativo de finanças que promete revolucionar a forma como lidamos com metas e investimentos.
Publicidade
Foi um processo rico de troca de experiências e agora que o app foi finalmente lançado para o público que estava na lista de espera estou muito entusiasmado com o uso que daremos à inteligência artificial: transformar a vida das pessoas, com conhecimento, ajudando na organização de suas metas e na tomada de decisão financeira.
O aplicativo irá ajudar os usuários com um planejamento efetivo a partir das metas cadastradas e isso, além de prático, será muito educativo. Daí o meu entusiasmo.
Torço para que o mercado tenha cada vez mais ferramentas que democratizem o acesso ao mundo dos investimentos para pessoas comuns, pois isso tem o potencial de mudar a realidade social em que vivemos.
Quando eu comecei, não existia praticamente nenhum suporte tecnológico. A jornada investidora foi longa, cansativa e muito complexa, mas eu faria tudo novamente, porque valeu cada minuto e cada perrengue.
Publicidade
Você que está começando agora tem um ponto de partida mais suave e eu torço para que aproveite esse privilégio. Mas lembre-se, nenhuma tecnologia dará por você a decisão mais importante de todas: a de começar.
Mais importante do que qualquer ferramenta que você escolha usar é a disciplina pessoal de criar e perseguir metas claras e mensuráveis que servem de mapa pessoal de navegação.
Bons investimentos e conte sempre comigo nessa jornada.