Os investidores precisam ter cautela antes de investir nas criptomoedas (Foto: Envato Elements)
As criptomoedas de plataformas de smart contracts (contratos inteligentes, na tradução para o português) têm sido destaques no mercado com os seus desempenhos expressivos e bem acima dos principais ativos, como o bitcoin e ether. Segundo levantamento do Mercado Bitcoin, no acumulado de abril, das seis maiores alta do setor de criptoativos, quatro são de moedas do segmento.
As criptomoedas Rdix (XRD) e Internet Computer (ICP) foram as que estiveram no topo dessa lista ao encerrar o mês anterior com altas de 135,5% e de 15,18%, respectivamente. O desempenho chama atenção diante de um baixo crescimento dos principais ativos em valor de mercado.
Ainda de acordo com o MB, o bitcoin, por exemplo, teve uma valorização de apenas 0,44% no acumulado de abril diante da apreensão dos investidores com o atual cenário macroeconômico. Veja os detalhes nesta reportagem.
Segundo Felipe Medeiros, analista de criptomoedas e sócio da Quantzed Criptos, a boa performance desse segmento de ativos digitais tem mais relação a um movimento especulativo do mercado sobre o aumento da demanda pela tecnologia (contratos intelignetes), principalmente, com a nova atualização da rede ethereum que aconteceu neste mês de abril.
“Esses tokens possuem demandada natural (para pagar taxas de uso da rede blockchain) e em momentos de baixa liquidez eles tendem a ter uma performance literalmente melhor”, diz Medeiros. “A última atualização da ethereum e o lançamento de tokens desse setor também impulsionaram os preços”, acrescenta.
A recente atualização da rede ethereum foi denominada como Shangai Hard Fork e aconteceu em abril para aperfeiçoar as mudanças feitas com a troca do sistema “proof-of-work” (prova de trabalho) para o “proof-of-stake” (prova de participação), ocorrido no ano passado durante o The Merge.
Publicidade
Na prática, a troca vai permitir que as tecnologias desenvolvidas na rede ethereum possam ser feitas com mais rapidez nos próximos anos. Segundo o Defi Lama, um agregador de dados de criptomoedas, a rede do ethereum responde por mais de 60% dos contratos inteligentes disponíveis no mercado e se tornou um dos maiores ambientes capazes de criar os NFTs (tokens não fungíveis).
Porém, isso não significa que os investidores devem estar posicionados nesses ativos digitais após acompanhar o movimento de alta em abril. Pelo contrário, no caso da cripto Radix, os ganhos de 135,35% são referentes a uma atualização do próprio ativo que atraiu a atenção dos investidores.
“É importante frisar que essa cripto possui baixa liquidez e é alvo de manipulações de investidores e até do time que criou o token”, alerta Medeiros. A cautela também se estende para as outras criptomoedas com menor valor de mercado e do mesmo segmento. Segundo Ayron Ferreira, analista chefe da Titanium Asset, os projetos de contratos inteligentes associados às moedas digitais precisam ainda provar ao mercado a sustentabilidade das suas plataformas.
“As valorizações dos tokens em abril vão desde anúncios de atualizações a captação de investimentos para avançar seus ecossistemas. No entanto, ainda precisam se provar com o tempo”, afirma Ferreira. O desafio fica ainda maior para esses ativos com menor capitalização à medida que a rede ethereum se torna mais eficiente com as suas recentes atualizações e se tornando referência em contratos inteligentes no mercado.