- O filme "Air: A História por Trás do Logo", em cartaz nos cinemas, conta a história da construção do império em torno do tênis Air Jordan após a contratação do jogador de basquete Michael Jordan pela Nike
- A produção mostra com protagonismo especial a participação de seus pais neste caminho, em especial de sua mãe, Deloris Jordan, interpretada pela fabulosa Viola Davis
- Os pais são os primeiros responsáveis pela socialização financeira, por ensinar e transmitir princípios e valores ligados ao dinheiro
Cada mãe e pai exerce sua parentalidade à sua maneira. Mas, se há diferenças nos perfis deles, entre aquilo que os aproxima estão o amor, a vontade de acertar e de ver seu filho bem-sucedido e feliz!
Leia também
Formas de amar e critérios para o sucesso e a felicidade também podem ser relativos, além de depender do contexto ou do conjunto de crenças de cada indivíduo. De qualquer forma, todo ser humano necessita se sentir seguro física e emocionalmente; se sentir aceito, visto, compreendido, validado e amado para ter saúde integral, que inclui a financeira.
Os pais são os primeiros responsáveis pela socialização financeira, por ensinar e transmitir princípios e valores ligados ao dinheiro, que vão além dos conhecimentos técnicos financeiros.
Publicidade
O ciclo do dinheiro inclui o ganho através do trabalho como principal e mais importante fonte de renda, além do ato de usá-lo com sabedoria; do doar como exercício de olhar coletivo e de equilíbrio emocional diante das posses; do poupar como prática de cuidado com o futuro e do investir com preservação, otimização e aumento incremental dos ganhos.
O filme “Air: A História por Trás do Logo”, em cartaz nos cinemas, conta a história da construção do império em torno do tênis Air Jordan após a contratação do jogador de basquete Michael Jordan pela Nike. A produção mostra com protagonismo especial a participação de seus pais neste caminho, em especial de sua mãe, Deloris Jordan, interpretada pela fabulosa Viola Davis.
Como fonte de inspiração para o Dia das Mães, destaco aqui algumas lições dos pais de Jordan.
- Contribuir para que seu filho conheça seus próprios talentos: mãe de Michael, Deloris era forte incentivadora de seus talentos. Muito mais que os resultados, é importante reforçar os talentos e esforços empregados por seu filho. Pessoas precisam se apropriar do que são capazes e o autoconhecimento nasce a partir do olhar dos pais e de suas narrativas. Certa vez, em uma entrevista à ESPN, Deloris declarou: “Eu sempre disse aos meus filhos: ‘Cada um de vocês tem dons especiais, o importante é como você os usa. Cada um tinha um talento, mas a maneira como abordavam isso era diferente dos outros. Michael podia ter habilidades para o basquete, mas Larry construía coisas com as mãos, e nosso filho mais velho estava no ROTC [programa de treinamento para oficiais das forças armadas em universidades] e era um líder.”
- Confiar que seu filho é capaz: o excesso de zelo e a superproteção podem roubar de seu filho a oportunidade de se realizar por si só. Fazer por ele, apesar de ser uma forma de dar amor e trazer conforto imediato, coloca seu filho em um patamar de subestimação de sua própria capacidade. A mãe de Jordan conta em um de seus livros que quando seu filho expressou o desejo de ser alto durante a infância, seu pai o chamou para uma conversa e disse: “Você tem isso em seu coração. A altura está dentro de você. Você pode ser tão grande quanto quiser em seu pensamento.”
- Ensinar a ouvir, a observar e a repensar: se há uma grande qualidade para o sucesso profissional, financeiro e pessoal é a capacidade de ouvir, observar e repensar. Essa capacidade está relacionada com a empatia e tomada de decisões sábias. Mediante a proposta da Nike, que não era a preferência do astro do basquete na ocasião, sua mãe disse a ele: “Você vai ouvir. Você pode não gostar, mas você vai ouvir”. Jordan declarou: “Ela me fez entrar naquele avião e ouvir”.
- Treinar a visão de longo prazo: há cada vez mais na sociedade atual uma tendência imediatista de satisfazer necessidades. No entanto, as melhores decisões e recompensas financeiras costumam estar no longo prazo. Deloris teve esta visão ao incentivar seu filho a aceitar a proposta da Nike que na época tinha apenas 17% de participação no mercado nos EUA, atrás da Converse e da Adidas, que era a oferta preferida de Jordan. No entanto, sua mãe incentivou a escolha pela marca que acreditava no potencial de seu filho. Deloris ainda criou um caminho de rentabilidade futura, revolucionária na indústria, que veio a construir um império tanto para a Nike quanto para a família de Jordan.
- Ensinar o senso de contribuição: pessoas são constantemente incentivadas sobre a importância de ganhar dinheiro, mas raramente ensinadas sobre o senso de contribuição à sociedade. E por incrível que pareça, as pessoas que comumente ganham mais dinheiro são aquelas que se trabalham pela motivação de contribuir, o que é comprovado pela ciência. Jordan e sua mãe são fundadores e doadores de ONGs e institutos em prol da educação e da igualdade racial.
Deloris, depois de criar seus filhos, se tornou autora de livros infantis e do livro “Família em Primeiro Lugar: Vencendo o Jogo dos Pais” que traz sete princípios da paternidade, segundo sua visão.
Se você ainda não assistiu ao filme “Air: A História por trás do Logo”, incentivo a fazê-lo. Dele, pode-se extrair lições simples e factíveis ao alcance de qualquer pai e mãe.
Publicidade
Pois você não precisa ser um grande revolucionário ou revolucionária de nenhuma indústria para ajudar seu filho a estabelecer uma relação saudável consigo mesmo, com a sociedade e com o dinheiro.