Nos últimos dias, a Netflix anunciou a cobrança de uma tarifa extra pelo compartilhamento de assinatura entre os consumidores. Com isso, o serviço de streaming diz que vai cobrar o valor de R$ 12,90 por cada login excedente na conta – sendo que a mensalidade no Brasil custa entre R$ 18,90 e R$ 55,90.
Para quem assina o serviço de 4 telas na Netflix e compartilha com 3 pessoas, o valor mensal chega a ser R$ 94,60. Veja lista com outros serviços de streaming que você pode assinar por este mesmo valor mensal:
- Disney e Star + (R$ 14,90)
- HBO Max (R$ 24,95)
- Paramount+ (9,95)
- Prime Video (R$ 9,91 no plano anual)
- Globoplay (R$ 19,90 no plano anual)
- Apple TV+ (R$ 14,90)
Somando todos esses serviços, o valor fica em R$ 94,51.
No entanto, antes de mudar suas assinaturas de streaming, os especialistas recomendam uma análise dos seus gastos para saber onde e como economizar. O importante é compreender os seus hábitos de consumo e classificar o que é um luxo e o que é necessário em suas contas mensais. “E os ajustes são: eu vou eliminar essa despesa, vou reduzi-la por um tempo ou vou mantê-la porque está dentro do que eu quero para esse tipo de natureza”, aconselhou a educadora de finanças pessoais Carol Stange ao EInvestidor.
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Antes de assinar uma plataforma, a empresária Nathália Rodrigues, da plataforma Nath Finanças, recomenda que a pessoa veja se o serviço cumpre as suas expectativas sobre o conteúdo disponível.
“Um bom começo é optar por pagar o plano anual, que geralmente dá direito a vários perfis diferentes, à vista (para garantir um desconto maior) e, se possível, dividir esse valor com amigos. Assim, não pesa para ninguém”, disse ela em entrevista recente com o Einvestidor. Outra dica é verificar se a plataforma oferece descontos para universitários, famílias ou para duas contas vinculadas.
Procon envia notificação para a Netflix
Após o anúncio da Netflix sobre a cobrança extra, o Procon-SP fez uma notificação para a empresa para entender o que será cobrado ou não e como o serviço está explicando para os clientes a mudança. O objetivo é analisar detalhadamente o plano da empresa e verificar se estão dentro do Código de Defesa do Consumidor.
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