O que este conteúdo fez por você?
- As negociações no Senado em torno do arcabouço fiscal ficam ainda no radar, embora sem novidades concretas para esta segunda-feira (29)
- A Casa Branca e o Partido Republicano chegaram a um acordo preliminar para elevar o teto da dívida dos Estados Unidos e evitar um calote histórico
- As principais bolsas da Europa operam com viés de baixa neste início de semana
A expectativa no mercado nacional é liquidez restrita dos negócios deve fazer com que os investidores adotem uma postura mais cautelosa, à espera de novos indicadores no decorrer da semana. Enquanto isso, as negociações no Senado em torno do arcabouço fiscal ficam ainda no radar, embora sem novidades concretas para esta segunda-feira (29).
Leia também
A Casa Branca e o Partido Republicano chegaram a um acordo preliminar para elevar o teto da dívida dos Estados Unidos e evitar um calote histórico. Reagindo à notícia, os índices futuros Nova York mostram fôlego bastante limitado, enquanto as principais bolsas da Europa operam com viés de baixa neste início de semana. É importante observar que hoje é feriado de Memorial Day nos Estados Unidos, o que manterá os mercados à vista fechados por lá.
A falta de liquidez global também se reflete em outros negócios, com o dólar rondando a estabilidade e os contratos futuros do petróleo em leve queda. Os preços futuros do minério de ferro, por sua vez, tiveram forte alta de 4,89% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente a US$ 101,59 por tonelada.
Agenda econômica
Brasil: Destaque apenas para o Boletim Focus (8h25) e relatório mensal da dívida de abril (14h30) hoje. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, faz palestra em Fortaleza (19h30). Amanhã sai o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de maio e estoque de crédito do Banco Central, além do resultado primário do Governo central.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na quarta-feira, saem o resultado do setor público consolidado, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Na quinta-feira é a vez do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) de maio, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial e a balança comercial de maio e, finalmente, na sexta-feira serão divulgados o IPC-Fipe de maio e a produção industrial de abril.
EUA: Amanhã sai o índice de confiança do consumidor. Na quarta-feira o destaque fica para o Livro Bege e discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Na quinta-feira, será publicado o relatório de criação de emprego no setor privado, antecipando o relatório oficial de empregos de maio, o payroll, na sexta-feira.
Europa: Amanhã será conhecido o índice de sentimento econômico da zona do euro e o índice de confiança do consumidor da região. Na quarta-feira saem o Produto Interno Bruto (PIB) da França e o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) da Alemanha, além de ser esperado um discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde. Na quinta-feira, será o dia de conhecermos as vendas no varejo da Alemanha e os PMIs industriais da Alemanha, Reino Unido, zona do euro, além do CPI e taxa de desemprego da zona do euro
Publicidade