Publicidade

Investimentos

“Manutenção da Selic abre janela de oportunidade no curto prazo”, afirma Mira

Especialista explica por que o cenário é favorável para quem busca diversificar a carteira no curto prazo

“Manutenção da Selic abre janela de oportunidade no curto prazo”, afirma Mira
(Foto: Envato Elements)
O que este conteúdo fez por você?
  • O mercado se manteve estável depois do comunicado feito ontem pelo Comitê de Políticas Monetárias (Copom), mesmo depois do anúncio continuação da taxa Selic a 13,75%
  • Esse cenário está ligado a movimentação do mercado externo, principalmente, com indicação de aumento da taxa de juros pelo banco central dos EUA
  • Na contramão, no Brasil não há sinalização para novo aumento e, por isso, estamos um passo à frente de outros países
  • Esse cenário é favorável para quem busca diversificar a carteira de investimentos a curto prazo, com a aquisição de ações, FIIs, títulos pré-fixados de renda fixa e até alguns pós-fixados

O mercado se manteve estável depois do comunicado feito na quarta-feira (21) pelo Comitê de Políticas Monetárias (Copom), após a decisão de manter a taxa Selic a 13,75%. O Ibovespa subiu 0,18% na semana, passando de 118.758,42 pontos para 118.977,1 pontos. Pela nona semana consecutiva, o principal índice acionário da B3 fechou em alta, maior sequência desde agosto de 2016.

Apesar de uma expectativa de queda na taxa básica de juros a partir de agosto, essa estabilidade como resposta também é consequência da movimentação do mercado externo. A fala do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Jerome Powell feita na última segunda-feira (19) ao enfatizar que irá subir a taxa de juros do país, demonstra a tentativa de frear a inflação interna, que ainda não está controlada.

Espera-se ainda pelo menos mais dois aumentos de juros nos Estados Unidos até o fim do ano. Situação que gera incerteza para os investidores internacionais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O especialista em renda variável e analista CNPI-T, Eduardo Mira, comenta que a reação interna não é preocupante pelo momento em que o Brasil vive. “A possibilidade de uma recessão cresce conforme há aumento nos juros. Aqui estamos em uma fase de esperar a queda deste juros. Ninguém está sinalizando um novo aumento. Estamos um passo à frente de outros países”, afirma.

Oportunidade para investimentos

Mesmo sem o comunicado do Copom cravar uma real diminuição nos juros a partir de agosto, a expectativa de queda da Selic no segundo semestre continua. Esse cenário é favorável para quem busca diversificar a carteira de investimentos a curto prazo, pois a ”janela de oportunidade”, como pontua Mira, se estendeu por pelo menos dois meses.

“As oportunidades estão em aquisição de ações, FIIs, títulos pré-fixados de renda fixa e até alguns pós-fixados, pois eles devem valorizar mais no segundo semestre”, destaca.

Entre os FIIs, os fundos de shopping e lajes corporativas, que estão dentro da categoria ‘tijolo’, tendem a valorizar mais do que as de galpões de logísticas nos próximos meses, pois este último já teve uma valorização anterior e não deve crescer como os outros.

Além deles, de acordo com Mira, os FOFs (fundos de fundos), se adquiridos a uma taxa menor que 1, também são atrativos, por conta do preço das cotas e seus dividendos.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
7 receitas que custam até R$ 10 por porção para fazer neste Natal
6 hábitos que fazem você gastar mais gasolina em seu carro e moto
Estas são as melhores carnes para fazer no Natal gastando pouco
IPVA 2025 vai aumentar?
Este hábito parece simples, mas pode estar levando o consumo da sua geladeira às alturas
IPVA 2025: carros menos poluentes são isentos do imposto; confira lista
Comida mais cara: 6 dicas para economizar na feira e no supermercado
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
>