O Ibovespa chega aos aos 118.131,63 pontos, com avanço de 1,24% às 12h06. O índice reage aos dados econômicos positivos já publicados hoje, como o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de junho, que recuou mais do que a estimativa de 1,72%, ao mostrar uma deflação de 1,93% para o sexto mês do ano.
O mercado ainda espera a divulgação de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de maio e a definição da meta de inflação pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que será divulgada ao final do dia.
O destaque corporativo vai para a WNT, empresa comandada pelo empresário Nelson Tanure, que passou a deter 104.524.700 ações ordinárias (ON) da Light (LIGT3), elevando em 28,06% a sua fatia no capital social da companhia. É o quarto aumento acionário em menos de dois meses. Em 19 de maio, a gestora de recursos adquiriu 81.205.300 ON, o que correspondia, à época, a 21,80% do capital.
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.