Diante deste cenário, as principais bolsas da Europa e os índices futuros de Nova York iniciam o mês de julho em leve alta. As bolsas dos Estados Unidos, no entanto, terão pregão reduzido hoje por conta do feriado de quatro de julho, diminuindo a liquidez. Os contratos futuros do petróleo avançam mais de 1%, enquanto os preços futuros do minério de ferro tiveram queda de 1,68% na madrugada em Dalian.
A expectativa de avanço nas votações esperadas no Congresso sugerem um dia positivo para os ativos domésticos, embora o fôlego deva ser limitado. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), traçou uma agenda de trabalho para esta semana que inclui as votações do projeto que restitui o voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e a Reforma Tributária.
Agenda econômica
Brasil: A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de junho logo cedo (8h), mostrando uma deflação de 0,10%, enquanto a mediana de mercado apontava para uma de queda de 0,20%, após alta de 0,08% na semana imediatamente anterior.
O Boletim Focus mostrou, novamente, melhora nas perspectivas econômicas, com a projeção de inflação para este ano caindo pela sétima semana seguida, de 5,06 para 4,98%, enquanto isso, o Produto Interno Bruto subiu de 2,18% para 2,19%. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) Industrial de junho (10H) e a balança comercial (15h) fechada do mês passado, com mediana em superávit de US$ 9,5 bilhões, após US$ 11,346 bilhões em maio.
EUA: O PMI Industrial, de junho, será divulgado pela manhã (11h), assim como, no mesmo horário, sai o índice de investimentos em construção.
Europa: O (PMI) industrial da zona do euro caiu de 44,8 em maio para 43,4 em junho, atingindo o menor nível em 37 meses, segundo pesquisa final divulgada pela S&P Global. A leitura definitiva de junho ficou abaixo da estimativa preliminar e a previsão de mercado de 43,6.
China: O índice de gerentes de compras (PMI) industrial caiu de 50,9 em maio para 50,5 em junho, informou a S&P Global Ratings, em parceria com a Caixin.