A reforma tributária e o avanço das negociações para votação em primeiro turno da proposta na Câmara, prevista para hoje à noite, é o grande destaque desta quinta-feira (6), em dia de agenda mais fraca. O tradicional leilão de títulos prefixados do Tesouro Nacional deve movimentar ainda o mercado de juro.
Leia também
No exterior, três indicadores de empregos, incluindo o relatório da ADP sobre a criação de vagas no setor privado dos Estados Unidos em junho, considerado uma prévia do payroll que sai amanhã (7), e os dados do setor de serviços (PMI, na sigla em inglês) no país ficam no radar dos mercados globais. Bolsas asiáticas repercutiram a ata do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) no pregão de hoje.
- Mercado hoje: votação da reforma tributária na Câmara dá o tom na Bolsa enquanto investidor digere ata do banco central dos EUA
- Bolsas da Ásia: decepção na China e no Japão derrubam mercados nesta quarta-feira
Confira as principais notícias das empresas na Bolsa
Petrobras (PETR3; PETR4)
A Petrobras começou na terça-feira (4) a operação do contrato de processamento de gás natural celebrado com a 3R Petroleum (RRRP3). Desta forma, passa a permitir o acesso de terceiros a infraestruturas de processamento com capacidade superior a 60 milhões de m3/dia. A 3R terá acesso à Unidade de Tratamento de Gás Natural de Cacimbas (UTGC), no Espírito Santo. A iniciativa permite ao mercado comprar volumes de gás natural produzidos pela 3R no Campo de Peroá (Bacia do Espírito Santo).
A estatal assinou também contratos de Partilha de Produção (CPP) dos blocos Sudoeste de Sagitário, na Bacia de Santos, além de Água Marinha e Norte de Brava, na Bacia de Campos. Os três blocos foram arrematados pela companhia em 16 de dezembro de 2022, no 1º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A companhia ainda divulgou comunicado dizendo que não possui contratos de exportação de energia para a Argentina, mas com um agente comercializador de energia no Brasil, em resposta à solicitação de esclarecimentos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Acrescentou que a energia será entregue mediante condições de preço, prazos de pagamento e garantias negociadas entre as partes.
Multiplan (MULT3)
A Multiplan exerceu seu direito de preferência na aquisição da participação de 4,1% na ABL do Ribeirão Shopping, aumentando sua fatia no empreendimento para 86,5%, o que representa 5,2% do NOI (Net Operating Income) do shopping dos últimos doze meses a partir de março de 2023. O preço de aquisição é de R$ 76 milhões.
Light (LIGT3)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu termo de intimação à Light após avaliar o plano de resultados da distribuidora. Segundo a agência, o material apresentado “não continha ações para assegurar, de forma inequívoca, melhoria de desempenho que garantisse a recuperação da sustentabilidade econômico-financeira da concessão”. A distribuidora terá 15 dias para informar se apresentará plano de recuperação das condições econômico-financeiras ou plano de transferência de controle societário.
Weg (WEGE3)
A Weg anunciou ontem (5) dois acordos, com a Alupar (ALUP11) e a 2W Ecobank, para autoprodução de energia eólica a ser utilizada em suas operações no Brasil. Com a Alupar a parceria será no complexo Eólico Agreste Potiguar e com a 2W nos Parques Eólicos Anemus, I, II e III, ambos no Rio Grande do Norte. O primeiro terá capacidade instalada de 37,8 MW e o segundo de 138,6 MW. Os acordos dependem do cumprimento de condições precedentes.
Sabesp (SBSP3)
A Sabesp informou que o prazo para a inscrição dos empregados no Programa de Desligamento Incentivado (PDI) anunciado no dia 11 de maio se encerrou na última sexta-feira (30) com a adesão de 1.862 empregados, que sairão gradativamente até junho de 2024. Os custos das rescisões serão reconhecidos no segundo trimestre de 2023, segundo a companhia.
AES Brasil (AESB3)
O Conselho de Administração da AES Brasil aprovou modificação de sua diretoria estatutária, confirmando Rogério Pereira Jorge como diretor-presidente, posição que ocupava interinamente, e elegendo José Ricardo Elbel Simão para a posição de vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores, em substituição a Alessandro Gregori, que renunciou por motivos pessoais.
BRB (BSLI3)
O Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB) aprovou novo planejamento para realização de oferta de ações de sua emissão (follow-on). Segundo o banco, a decisão ocorre no âmbito do monitoramento de mercado para identificação de condições favoráveis à realização da oferta.
Setor imobiliário
As novas regras do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (7), na Caixa, que tem a expectativa de aumentar o acesso ao crédito imobiliário. Na avaliação da vice-presidente de Habitação do banco, Inês Magalhães, as novas condições de juros e subsídios devem contribuir para baixar o valor de entrada dos financiamentos do MCMV – principal entrave para o acesso ao crédito com recursos do FGTS.
No relançamento do Minha Casa Minha Vida, a Caixa tem como objetivo prioritário retomar as obras paradas de 15 mil unidades habitacionais da Faixa 1 do programa (renda familiar de até R$ 2.640) até o fim do ano, chegando próximo de zerar o estoque sob responsabilidade do banco.
Empresas de gás
As incertezas em relação à renovação à capacidade da Naturgy para renovar as concessões da CEG e CEG Rio, para distribuição de gás natural no Rio de Janeiro, tem chamado a atenção de potenciais investidores que já buscam informações sobre os ativos, mirando uma possível aquisição ou participação em leilões futuros leilões, disseram fontes a par do assunto. Conforme mostrou o Broadcast Energia, o governo do Rio tende a não renovar a concessão da espanhola Naturgy.
O ativo tem sido monitorado tanto por companhias que já atuam no mercado brasileiro de gás, como a Compass , do Grupo Cosan (CSAN3), quanto para entrantes como a colombiana Promigas, que no final de março participou do leilão da ES Gás, vencido pela Energisa.
Usiminas (USIM5)
A BlackRock, Inc. adquiriu instrumentos financeiros derivativos referenciados em ações PNA da Usiminas atingindo participação de 5,112%. A gestora possui ainda 10,105% do total das ações PNA
*Com informação do Broadcast
Publicidade