- Terceiro lote da restituição estará disponível para pagamento somente a partir do dia 30 de julho
- Antes de decidir pagar uma dívida é necessário colocar tudo na ponta do lápis e verificar as condições
- Quando é possível, sobra espaço também para a auto-recompensa
O terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023 estará disponível para pagamento somente a partir do dia 30 de julho, mas a consulta poderá já ser feita no dia 24. Por isso, é essencial saber o que fazer com o dinheiro a ser recebido e estabelecer prioridades de acordo com a realidade financeira de cada contribuinte ou família.
Leia também
A quantia a ser liberada na nova leva, primeira a contemplar contribuintes sem prioridade, pode ter diversas utilidades que vão desde o pagamento de dívidas até a aplicação em investimentos. Em fevereiro, o Brasil atingiu a marca de 70,5 milhões de inadimplentes, de acordo com números do Serasa. Naquele mês, foram 433 mil novos registros de pessoas negativadas no País.
Antes de decidir pagar uma dívida, porém, principalmente de forma parcelada, é necessário colocar tudo na ponta do lápis e verificar as condições. “Qual é o custo da parcela? Quais são os juros dessa dívida? Como pagar uma parte das parcelas ou antecipar parcelas futuras? É primordial saber disso”, aconselha o professor e economista da Escola START Natale Papa.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com a taxa de juros em 13,75% ao ano, apesar de uma redução gradual projetada pelo mercado financeiro a partir de agosto, investir o valor recebido na restituição ainda pode ser uma saída, em especial nos títulos de renda fixa. “Você consegue 1% de rentabilidade ao mês deixando o dinheiro parado, sem maiores riscos”, ressalta.
De acordo com Papa, os investimentos realizados a partir da renda extra obtida na restituição do IR podem ser essenciais para conquistar objetivos de longo prazo, como comprar um carro ou um apartamento.
Recompensas
Saldar dívidas e investir, no entanto, não são as únicas possibilidades de se utilizar bem o dinheiro obtido. Quando é possível, sobra espaço também para a auto-recompensa. E isso vale para comprar um celular novo ou até mesmo usar uma parte do recurso para levar a família ao restaurante em um almoço de domingo.
“Todo mundo gosta de ter suas próprias coisas. O ato do consumo é inerente ao ser humano. Se a pessoa não tem dívidas ou não quer fazer investimentos naquele momento, basta se recompensar. Pensa em algo que já estava namorando para comprar e aproveita esse dinheiro que entrou”, complementa o especialista.
Como consultar a restituição do Imposto de renda 2023
Para verificar se já é possível receber a restituição, é necessário acessar a página da Receita Federal na internet e informar CPF, data de nascimento e o ano correspondente ao lote.
O pagamento é realizado na conta bancária informada que foi informada durante a declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Uma consulta mais detalhada pode ser acessada na plataforma Meu Imposto de Renda, disponível no portal e-CAC ou no aplicativo para smartphones e tablets com sistemas operacionais iOS e Android.
Mas atenção: caso o valor não seja resgatado no prazo de um ano, o procedimento deverá ser feito pelo portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Lá, basta acessar o menu “Declarações e Demonstrativos” e, em seguida, a seção “Meu Imposto de Renda”. Nela, é só clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Publicidade