O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira (28), em uma sessão marcada por instabilidade. O principal índice da B3 encerrou o pregão em valorização de 0,16%, aos 120.187,11 pontos, oscilando entre máxima a 120.660,21 pontos e mínima a 119.706,26 pontos.
Leia também
A Bolsa brasileira foi beneficiada pela avanço das ações da Petrobras (PETR3;PETR4), que se recuperaram após fecharem o pregão de quinta-feira (27) em queda.
Nesta sexta, os papéis da estatal acompanharam a valorização do preço do petróleo, que encerrou a quinta semana consecutiva de alta. O mercado também monitorou a reunião do conselho de administração da estatal, que pode discutir a nova política de dividendos da empresa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre os destaques negativos do dia estão as ações da Vale (VALE3), que tombaram mais de 3% após a divulgação dos resultados do segundo trimestre. No período, a mineradora viu seu lucro líquido cair 78,2% na comparação anual, alcançando o patamar de US$ 892 milhões.
Na outra ponta, os papéis da BRF (BRFS3) figuraram entre as maiores altas do Ibovespa, após um relatório do BTG Pactual citar tendências favoráveis para a companhia no curto prazo, esperando uma forte recuperação na lucratividade no segundo semestre de 2023.
Na quinta-feira (27), o Ibovespa fechou em queda de 2,10%, aos 119.989,64 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.