Publicidade

Mercado

Mercado hoje: reunião de Haddad com banqueiros e dados de inflação de EUA, Japão e China abrem a semana

Comitê de Política Monetária do Banco Central deve iniciar redução na taxa de juros na quarta-feira (2)

Mercado hoje: reunião de Haddad com banqueiros e dados de inflação de EUA, Japão e China abrem a semana
Impacto em investimentos ainda é incerto e não foi precificado pelo mercado. (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Decisões de juros no Brasil e na Inglaterra devem guiar os mercados ao longo da semana antes da publicação do relatório de empregos (payroll) dos Estados Unidos, na sexta-feira (4). Índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) americano, chinês e de países europeus também devem movimentar os negócios nos próximos dias.

No Brasil, os investidores vão acompanhar nesta segunda-feira (31) uma reunião do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente da Febraban e os dirigentes dos principais bancos do País sob expectativas no governo, no empresariado e no mercado financeiro de que o Comitê de Política Monetária (Copom) inicie a redução na taxa de juros Selic, de 13,75% ao ano, na quarta-feira (2).

Nos próximos dias, outros destaques locais são os dados de julho do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S e IPC-Fipe), balança comercial e produção industrial. Balanços da Apple, Amazon, Petrobras e Bradesco ficam também no foco bem como a retomada da agenda legislativa pelo Congresso, a partir de amanhã, 1.º de agosto.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As bolsas internacionais adotam sinais mistos, enquanto os juros dos Treasuries e o dólar sobem ante moedas rivais em meio a expectativas por balanços corporativos, a decisão do Bank of Englad (BoE) e o payroll americano. O euro reduziu ganhos frente ao dólar após dados de crescimento e inflação da zona do euro: o PIB cresceu 0,3% no segundo trimestre, mais do que o esperado; e a inflação ao consumidor (CPI) anual desacelerou a 5,3% em julho, mas ficou acima das previsões.

Na Ásia, os mercados de ações ganharam tração com a melhora do PMI industrial da China, que subiu de 49,0 em junho para 49,3 em julho, acima da previsão de analistas (de 49,0). O principal órgão de planejamento chinês também detalhou medidas para incentivar o consumo doméstico, enquanto grandes cidades, incluindo Pequim e Shenzhen, prometeram atender melhor a crescente demanda na área de habitação.

No Brasil

Novos estímulos à economia na China podem animar os mercados locais em meio ainda a um fôlego curto nas bolsas em Nova York. A valorização do petróleo deve mexer ainda com as ações da Petrobras.

Os investidores ficam ainda à espera pela decisão do Copom, na quarta (2), e a retomada dos trabalhos no Congresso, amanhã (1.º). Para o Copom, o início de corte de juros é dado como certo e as apostas majoritárias (70%) apontam para corte de 0,25 ponto porcentual, enquanto um outro grupo (30%) acredita em recuo de 0,50 ponto porcentual.

Haddad disse ainda no sábado que a sua pasta deve apresentar nas próximas duas semanas os custos das exceções na reforma tributária da alíquota-padrão. Segundo ele, a agenda de de agosto da Câmara dos Deputados está alinhada com o marco de garantias e com o marco fiscal.

Agenda

A agenda externa traz hoje dados de PMIs de julho de EUA (10h45), Japão (21h30) e China (22h45). No ambiente interno, estão programados o boletim Focus (8h25), o Fórum de Investimentos Brasil-Arábia Saudita, na Fiesp (8h30) e a participação do diretor de Fiscalização do BC, Ailton De Aquino Santos, na LiveBC (14h).

Publicidade

*Com informação do Broadcast

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>