O que este conteúdo fez por você?
- O mês de agosto começa com maior cautela no exterior, refletindo a leitura de uma série de índices de gerentes de compras (PMI) industriais fracos
- O maior ceticismo também se observa nas demais negociações, com o dólar se fortalecendo ante outras moedas principais, ampliando ganhos de ontem, e os contratos futuros do petróleo operando em baixa
- O EWZ, o principal ETF brasileiro Brasil negociado no mercado futuro americano, opera estável agora cedo
O mês de agosto começa com maior cautela no exterior, refletindo a leitura de uma série de índices de gerentes de compras (PMI) industriais fracos, que elevaram as preocupações relacionadas à desaceleração da economia global. As principais bolsas na Europa operam em baixa e os índices futuros em Nova York sugerem trajetória não muito diferente nesta terça-feira (01).
Leia também
O maior ceticismo também se observa nas demais negociações, com o dólar se fortalecendo ante outras moedas principais, ampliando ganhos de ontem, e os contratos futuros do petróleo operando em baixa, após encerrarem julho com o maior ganho mensal em mais de um ano. Alternativamente, os preços futuros do minério de ferro registraram ganhos de 0,96% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 117,00 por tonelada.
Diante dos sinais negativos no exterior, os ativos locais terão um desafio adicional para se manterem em alta hoje – o EWZ, o principal ETF brasileiro Brasil negociado no mercado futuro americano, opera estável agora cedo. O anúncio do resultado da produção industrial de junho pode corroborar apostas de redução mais forte da Selic amanhã. Até o momento, a curva à termo aponta 70% de chance de um corte de 0,50 ponto percentual (pp) e 30% para 0,25 pp na taxa de juros.
Agenda econômica
Brasil: A divulgação dos dados da produção industrial de junho (9h) é o destaque entre os indicadores econômicos, sendo esperado um recuo mensal de 0,1%. Entre os eventos, o Tesouro realiza novo leilão de títulos públicos (11h00), e o secretário do Tesouro, Rogério Ceron, participa do lançamento do novo título do Tesouro Direto, o Tesouro Educa+ (14h). A S&P Global informa o índice dos gerentes de compras do setor industrial ainda pela manhã (10h).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: A S&P Global informa o índice dos gerentes de compras do setor industrial (11h) e, no mesmo horário, sai o PMI industrial medido pelo ISM e os investimentos em construção. Mais tarde, serão conhecidos os estoques de petróleo (17h30).
Europa: O PMI industrial da zona do euro caiu de 43,4 em junho para 42,7 em julho, atingindo o menor patamar em 38 meses, segundo pesquisa final divulgada hoje pela S&P Global, confirmando a estimativa preliminar e a expectativa de mercado. De maneira isolada, o PMI industrial da Alemanha caiu de 40,6 em junho para 38,8 em julho, atingindo o menor nível desde maio de 2020.
China: O PMI industrial caiu de 50,5 em junho para 49,2 em julho, segundo informou a S&P Global Ratings, em parceria com a Caixin.
Publicidade