• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Conteúdo Patrocinado . Mercado

Abertura de Mercado: redução na Selic, rebaixamento da nota de crédito dos EUA e dados da zona do euro pautam esta quinta-feira

A decisão de redução nos juros pelo Copom indica que os próximos passos poderão ser de igual magnitude

Por Ágora Investimentos

03/08/2023 | 9:33 Atualização: 03/08/2023 | 9:33

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O Comitê de Política Monetária (COPOM) decidiu na noite de quarta-feira (02) iniciar o processo de corte de juros, como era amplamente esperado, porém em uma decisão dividida entre o colegiado (5 votos a 4), para reduzir a Selic em 0.5 ponto percentual (p.p), o que trouxe a taxa de juros de 13,75% para 13,25% ao ano, com a indicação de que os próximos passos poderão ser de igual magnitude.

Leia mais:
  • O melhor ativo com a Selic em 13,75% não foi a renda fixa; veja o campeão
  • Quanto investir para ter renda passiva de até US$ 5 mil?
  • Petrobras (PETR4): o que o balanço deve mostrar sobre lucros e dividendos?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pode-se esperar uma abertura de ajustes na curva de juros, principalmente nos vencimentos de curto prazo, uma vez que o mercado não esperava um início em tal ritmo. Para a bolsa, após o anúncio, o índice EWZ, principal índice da bolsa brasileira no exterior, subiu forte no aftermarket, mas mostrava leve queda agora pela manhã. O mercado também seguirá atento aos resultados trimestrais.

Os mercados internacionais começam esta quinta-feira (03) da mesma forma como foi no pregão de ontem, com as bolsas majoritariamente negativas. Na Europa, a extensão das quedas é pressionada pela leitura de Índices Gerentes de Compra (PMIs) na zona do euro, Reino Unido e Alemanha. Em Nova York, apesar da safra de balanços indicar, na média, números positivos –o maior nível em quase dois anos –a aversão ao risco ainda tem como pano de fundo o rebaixamento de rating americano pela Fitch.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em outros mercados, o minério de ferro caiu 2,99% na madrugada em Dalian, e o petróleo exibe queda modesta nesta manhã. No mercado de câmbio, o Dollar Index (DXY), que mede o dólar a uma cesta de moedas fortes, tem leve avanço, enquanto os Treasuries mostram alta marginal.

Agenda econômica

Brasil: Às 14h o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista em uma emissora de TV. Durante à manhã o Tesouro fará leilão de LTN e NTN-F, e a S&P Global divulga o índice de gerente de compras (PMI) do setor de serviços e composto às 10h. Na safra de balanços, destaque para os números da Petrobras, após o fechamento.

EUA: A S&P Global também divulgará os PMIs de serviços e composto às 10h45 e 11h00, respectivamente. Enquanto na safra de balanços, destaque para Amazon e Apple.

Europa: Mais cedo o Banco da Inglaterra (BOE) decidiu por elevar a taxa de juros em mais 0,25 pp, para 5,25%. Mais cedo, foram conhecidos PMI composto da zona do euro, que mostrou queda de 49,9 em junho para 48,6 em julho, no menor nível em oito meses, abaixo do esperado. No Reino Unido o PMI de serviços caiu de 53,7 em junho para 51,5 em julho, no menor nível em seis meses. E na Alemanha, o PMI de serviços recuou de 54,1 em junho para 52,3 em julho, acima das projeções, porém no menor nível em cinco meses.

China: O PMI de serviços subiu de 53,9 em junho para 54,1 em julho, acima das estimativas.

Publicidade

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
Cotações
10/02/2026 17h39 (delay 15min)
Câmbio
10/02/2026 17h39 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Violência patrimonial e financeira contra Idosos: como identificar abusos e proteger a autonomia na velhice

  • 3

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

  • 4

    Filho de Warren Buffett só descobriu que o pai era bilionário depois dos 20 anos

  • 5

    Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Logo E-Investidor
Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Imagem principal sobre o INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Logo E-Investidor
INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Imagem principal sobre o FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Logo E-Investidor
FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Imagem principal sobre o INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Logo E-Investidor
INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Imagem principal sobre o FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Logo E-Investidor
FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Últimas: Mercado
Azul (AZUL53) recua mais de 35% e lidera perdas na Bolsa
Mercado
Azul (AZUL53) recua mais de 35% e lidera perdas na Bolsa

Tribunal do Cade irá analisar amanhã (11) a operação entre a Azul e a United Airlines (UAL) na primeira sessão de julgamentos de 2026

10/02/2026 | 16h58 | Por Cecília Mayrink
Ibovespa tem ‘caminho livre’ para atingir os 200 mil pontos no curto prazo; diz análise gráfica do BBA
Mercado
Ibovespa tem ‘caminho livre’ para atingir os 200 mil pontos no curto prazo; diz análise gráfica do BBA

Análise gráfica do banco aponta que o índice só precisa superar a barreira dos 187,4 mil pontos; IBOV bateu seu 10º recorde nominal de fechamento no ano

10/02/2026 | 11h49 | Por Luíza Lanza
Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador
Mercado
Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador

Crescimento no trimestre foi sustentado pelo forte resultado financeiro, enquanto o desempenho comercial decepcionou, segundo os analistas

10/02/2026 | 09h40 | Por Daniel Rocha
Mercados globais operam sem direção definida à espera de dados dos EUA e do IPCA no Brasil
CONTEÚDO PATROCINADO

Mercados globais operam sem direção definida à espera de dados dos EUA e do IPCA no Brasil

Patrocinado por
Ágora Investimentos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador