O Ibovespa registra queda nesta quarta-feira (02). Às 14h41, o principal índice da B3 recuava 0,75%, aos 120.340,45 pontos, oscilando entre máxima a 121.251,53 pontos e mínima a 119.797,92 pontos.
Leia também
As Bolsas de Nova York também operam no negativo, após a agência Fitch rebaixar o rating de crédito dos Estados Unidos de AAA para AA+, com perspectiva estável. A mudança reflete a deterioração fiscal esperada para os próximos três anos no país, assim como a crescente dívida do governo geral. Os especialistas, no entanto, afirmam que os efeitos da decisão no mercado devem se limitar ao curto prazo.
Já no cenário doméstico, os investidores aguardam a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que deve reduzir a Selic pela primeira vez desde de agosto de 2020. A dúvida é se o corte será de 0,25 ou 0,5 ponto percentual. Nesta matéria, reunimos as apostas de sete corretoras.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Bolsa brasileira, as empresas do setor de varejo operam majoritariamente em baixa, com Magazine Luiza (MGLU3) puxando as perdas, seguida por Via (VIIA3) e Carrefour (CRFB3). O movimento acompanha a cautela do mercado em relação ao ritmo de queda que o Copom dará à Selic, uma vez que as varejistas são mais sensíveis a juros.
Quem se destaca positivamente no dia são os papéis da JBS (JBSS3), em alta de 2,73%, liderando os ganhos do Ibovespa. Ao Broadcast, Rodrigo Brolo, sócio da Criteria Investimentos, afirmou que a valorização ocorre devido a uma “continuação da tendência de alta com a perspectiva da listagem nos Estados Unidos”.
Na terça-feira (01), o Ibovespa fechou em queda de 0,57%, aos 121.248,39 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.