O ouro fechou em queda na sessão desta quarta-feira (2), pressionado pela valorização do dólar e pelo aumento dos juros dos Treasuries (título de renda fixa dos EUA).
Leia também
“O mercado de ouro vai ter dificuldades enquanto a ‘re-inclinação’ da curva de juros dos EUA continuar. O VIX índice que mede a volatilidade das bolsas de Nova York está subindo e parece que Wall Street está ficando nervosa”, comentou o analista da Oanda Edward Moya.
Na Comex, divisão para metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), o ouro com entrega prevista para dezembro fechou em queda de 0,19%, a US$ 1.975,0 por onça-troy.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os mercados reagem ao rebaixamento da classificação de crédito dos Estados Unidos Pela Fitch, de AAA para AA+, que apoiou o dólar ante pares. A cotação em alta torna o ouro mais caro para investidores estrangeiros que negociam a commodity com a moeda americana.
O dólar ainda ganhou fôlego com a leitura do relatório da ADP, que registrou quase o dobro de novos empregos do que os analistas da FactSet previam. As apostas em uma manutenção dos juros em setembro pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) diminuíram após o dado, segundo monitoramento do CME Group.
Nessa toada, as retornos dos Treasuries também subiram, tornando mais atrativos os títulos públicos americanos, que competem com o ouro como ativos de segurança.