A semana que começa nesta segunda-feira (7) traz uma agenda robusta de indicadores e balanços com destaque para o índice de preços ao consumidor (CPI) de Estados Unidos, Alemanha e China, além do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho no Brasil e da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Após o corte de 50 pontos-base da Selic, para 13,25% ao ano, na semana passada, o mercado aguarda também para ver as expectativas de inflação hoje no Boletim Focus do Banco Central.
Leia também
E dois dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), Michelle Bowman (diretora) e Raphael Bostic (presidente da distrital de Atlanta) moderam evento nesta segunda-feira. Entre os balanços esperados aqui, destaque hoje para o do Itaú Unibanco (ITUB4), após o fechamento do pregão, e nos próximos dias tem Braskem (BRKM5), Eletrobras (ELET3), Gerdau (GGBR4), Banco do Brasil (BBAS3), Ultrapar (UGPA3), B3 (B3SA3) e Sabesp (SBSP3).
- Veja também: Bolsas da Ásia: mercados fecham sob expectativa de inflação nos EUA e pressão sobre incorporadoras na China
O sinal é misto nas bolsas internacionais, com as europeias em baixa após a produção industrial da Alemanha recuar 1,5% em junho ante maio, quando analistas ouvidos pela FactSet previam queda menor, de 0,4%. Já os futuros de Nova York avançam em semana importante pela divulgação do CPI de julho dos EUA.
Após o payroll misto da sexta-feira, os dados de inflação são apontados por vários analistas como elementos essenciais para a decisão do Fed e fundamental para as curvas de juros globais . Na manhã de hoje, o CME Group apontava que a expectativa majoritária para a próxima decisão, de 20 de setembro, era pela manutenção de juros, com 84,5%, e 13,5% de chance de uma alta de 25 pontos-base nos juros pelo Fed.
No Brasil
A semana pode começar com Ibovespa no terreno positivo em meio ao leve avanço dos futuros de NY. O EWZ, como é conhecido o maior fundo de índice ligado ao Brasil, tinha alta de 0,37% no início do dia.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O dólar, por sua vez, sobe ante maioria das moedas emergentes e pode pressionar o real. Já os juros futuros olham se houve melhora nas expectativas de inflação no Boletim Focus após o corte da Selic e sinalização de mais uma redução também de 50 pontos-base na reunião de setembro.
Agenda
A agenda de hoje traz o Índice Geral de Preços (IGP-DI) de julho (8h00), o Relatório Focus (8h25) e a produção e venda de veículos de julho (10h). Após o fechamento do mercado, Itaú Unibanco divulga seu balanço relativo ao segundo trimestre de 2023. Amanhã é dia de ata do Copom e destaque para os balanços de 3R Petroleum, Braskem, Eletrobras, Gerdau.
A diretora do Fed, Michelle Bowman, e presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, participam de evento (9h30). A economista-chefe do Bank of England (BoE), Huw Pill, participa de sessão institucional de perguntas e respostas (13h). Nos EUA, sai o crédito ao consumidor de junho (16h).