No Brasil, a tensão com o cenário fiscal deve continuar pesando nos mercados. Há expectativas também pela apresentação amanhã da Proposta do Renda Brasil, depois de o presidente ter rejeitado o plano exposto no começo da semana por discordar da mudança no abono salarial, que seria uma das fontes de recursos do novo programa de renda básica.
A equipe econômica avalia, no entanto, que sem mexer no abono salarial não há tanto espaço para ampliar o valor do benefício, dada a necessidade de respeitar o teto dos gastos.
Os investidores podem se manter na defensiva e mais volatilidade é esperada em meio a esse debate. Assim, os ativos locais podem continuar pressionados.
O Ibovespa caiu ontem, o dólar à vista subiu 1,59%, a R$ 5,61, voltando a acumular ganho de quase 40% no ano, e a curva de juros acentuou a inclinação.
Agenda econômica 27/08
Brasil: Agenda econômica vazia no dia de hoje.
EUA: Serão divulgada a revisão do PIB do 2T20 e os pedidos semanais de auxílio desemprego, às 9h30. O presidente do Fed discursa no simpósio de Jackson Hole, às 10h10. O índice de vendas pendentes de imóveis de julho será divulgado às 11h.