Nesta sexta-feira (11), investidores brasileiros que possuem BDRs (Brazilian Depositary Receipts) do Nubank (NUBR33) precisam decidir o que fazer com os ativos. Desde setembro de 2022, a instituição financeira vem passando por um processo de reestruturação dos ativos. À época, a fintech anunciou o cancelamento de seu registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além do fechamento de capital na Bolsa de Valores, a B3. Os papéis passara a ser listados na NYSE, em Nova York.
Leia também
Cerca de 7,5 milhões de correntistas do banco aceitaram um “pedacinho” da instituição — forma como a medida foi propagandeada pelo banco, a partir da oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês). O programa batizado de NuSócios ofereceu um BDR a seus clientes, como atrativo para as atividades da fintech na Bolsa. Um ano e meio depois, é preciso pensar no que fazer com cada “pedacinho”.
No último dia 13, começou a correr o prazo de 30 dias — que se esgota hoje —, para que investidores decidam o que fazer com os BDRs de nível III. Para quem se encaixa na categoria, são apresentadas três alternativas:
- Trocar BDRs por ações na NYSE, em Nova York:
A conversão será feita na proporção de 6 para 1, ou seja, é preciso ter ao menos seis BDRs para trocar por uma ação na bolsa americana. É necessário ter conta ativa de corretora, que permita investimentos internacionais.
- Trocar BDRs de nível III por BDRs de nível I:
Ativos de nível I são comercializados no balcão e não exigem que a empresa emissora seja registrada na CVM ou divulgue seus balanços em português. Por isso, a classe de recibo costuma ser direcionada a quem tem certa familiaridade com o mercado financeiro – investidores que têm menos de R$ 1 milhão em aplicações passaram a poder investir em BDRs de nível I somente em outubro de 2020. Esta outra reportagem destrincha as diferenças entre os níveis I, II e III dos BDRs.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A conversão do Nubank será feita de 1 para 1: um BDR de nível III será convertido em um BDR de nível I, para aqueles que desejarem seguir com o papel.
- Receber o valor equivalente do BDR:
Também é possível solicitar o valor de mercado do ativo.A quantia, em dólares, será convertida para reais, seguindo o câmbio do dia, e esse será o valor a ser recebido.
Como comunicar a opção escolhida
Quem aderiu ao programa NuSócios deve informar sua escolha pelo aplicativo do Nubank. Ao selecionar a opção com o cifrão ($), basta ir em “Investimentos”, para depois seguir em “Pedacinho do Nubank”. O usuário deve selecionar “Entenda as mudanças do NUBR33” e, em seguida, “Mais informações”. Por fim, é só escolher a opção de preferência.
Quem investiu nos BDRs sem aderir ao NuSócios também pode seguir o procedimento pelo app. O investidor deve selecionar no menu a opção com o cifrão ($) e ir em “Investimentos”. Depois, em “Minha carteira”, deve selecionar “Bolsa de Valores” e, em “Meus ativos”, clicar em NUBR33. Após ir em “Entenda as mudanças do NUBR33” e em “Mais informações”, o cliente pode escolher a opção que preferir.
Também é possível fazê-lo no aplicativo NuInvest. Selecionando “Mais”, depois “Ajuda” e então “Chat”, o usuário deve digitar “BDR NUBR33 | Pedacinho” e depois clicar em “Reestruturação BDR Nubank”. Basta tomar a sua decisão entre as opções disponíveis. Caso prefira escolher sua alternativa por telefone, o cliente pode ligar para (11) 3841-4515 e selecionar a opção 8.
E se eu não optar por nenhuma delas?
A decisão que será tomada para quem não manifestar sua preferência até a data desta sexta-feira será a terceira apresentada acima – o recebimento do valor do ativo.
O Nubank não divulgou a data para os pagamentos. Porém, avisou que os depósitos serão realizados na conta de investimentos, no caso de investidores, e na NuConta, para aqueles que aderiram ao programa NuSócios.
Publicidade