Publicidade

Mercado

Mercado hoje: fala de Campos Neto, apagão elétrico e reunião de Haddad pautam a Bolsa hoje, enquanto investidor aguarda ata do Fed

Documento do banco central americano deve oferecer contexto mais claro do estado atual da economia dos EUA

Mercado hoje: fala de Campos Neto, apagão elétrico e reunião de Haddad pautam a Bolsa hoje, enquanto investidor aguarda ata do Fed
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central desde 2019. (Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)

Uma palestra do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, ficará na mira dos investidores nesta manhã de quarta-feira (16), além de uma reunião do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, em meio às investigações das causas do apagão de ontem em 25 Estados e no Distrito Federal.

No exterior, os destaques ficam com os dados de produção industrial dos Estados Unidos e a ata da reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de julho, que podem oferecer um contexto mais claro para a avaliação do estado atual da economia e da inflação do país.

Os índices futuros de Nova York tentam uma recuperação, mas o fôlego é curto em meio à espera da ata do Fed, após as perdas de mais de 1% na véspera, por temores com a desaceleração econômica da China e EUA e após declarações do presidente da distrital de Minneapolis do Fed, Neel Kashkari.

Ele disse que não está pronto para falar que o BC americano já terminou de elevar as taxas de juros neste ciclo e defendeu medidas mais rígidas de regulação do sistema bancário do país, pressionando ações do setor. No radar, porém, se mantém um alerta da Fitch de que pode vir a rebaixar a nota de crédito de várias instituições financeiras dos EUA, seguindo os passos da Moody’s.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na Europa, as Bolsas de Frankfurt e Paris reduziram ganhos de mais cedo, enquanto Londres ampliou perda durante o dia, após indicadores na região. Na Ásia, as bolsas fecharam em queda por cautela com o quadro econômico na China, corte nas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) chinês neste ano pelos bancos JPMorgan e Barclays e receio de que custos mais altos de empréstimos pesem na perspectiva econômica do Japão.

No Brasil

O fôlego curto das bolsas internacionais nesta manhã pode limitar os ajustes na abertura do Ibovespa, bem como a queda do petróleo pode pressionar também as ações da Petrobras (PETR3; PETR4). Mas pode amenizar os ânimos a sinalização do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para a votação final do arcabouço fiscal e da desoneração da folha de pagamentos na semana que vem.

Lira afirmou que o arcabouço fiscal pode ser votado no plenário da Casa na próxima terça-feira (22) se houver consenso sobre a emenda do Senado que autoriza a previsão de despesas condicionadas no Orçamento de 2024. A medida, defendida pelo governo, garante um espaço de cerca de R$ 30 bilhões na peça orçamentária, que deve ser enviada ao Congresso até o dia 31 de agosto.

No Senado, o plano de trabalho do relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM), prevê que a votação da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ocorra no dia 4 de outubro deste ano, apurou o Broadcast Político.

Agenda

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, profere palestra em evento da Abrasel (9h40). O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reúne com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi (9h). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem várias reuniões nesta quarta-feira, incluindo om a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (18h).

No exterior, o Fed divulga a produção industrial dos EUA (10h15) e a ata da reunião de política monetária de julho (15h). Estão previstos também dados de construções de moradias em julho (9h30) e de estoques de petróleo no país (11h30).

Publicidade

*Com informação do Broadcast

Web Stories

Ver tudo
<
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2806 de hoje, terça-feira (10)
>