• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado hoje: corte de juros na China repercute em semana de Cúpula dos Brics e votação do arcabouço fiscal

Falas de Campos Neto e Fernando Haddad também são esperadas

Por Silvana Rocha e Luciana Xavier

21/08/2023 | 8:04 Atualização: 21/08/2023 | 8:04

Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Foto: Daniel Teixeira/Estadão

A votação do arcabouço fiscal na Câmara é esperada para esta semana, que traz como destaque de indicadores o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) de agosto, previsto para ser divulgado na sexta-feira (25).

Leia mais:
  • Os 3 investimentos que pagam mais de 1% ao mês e quase ninguém conhece
  • Agosto de queda no Ibov preocupa? Veja a projeção de 5 casas
  • Quanto investir para se aposentar com o teto máximo do INSS
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O presidente Lula desembarcou nesta segunda-feira (21), em Johannesburgo, na África do Sul, para participar da 15ª Cúpula dos BRICS (grupo composto por cinco países de mercado emergentes, quais sejam: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Ficam no radar ainda palestras do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em evento do Santander.

Lá fora, as atenções ficam nos integrantes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) no Simpósio Econômico Jackson Hole, no final da semana, em especial nos discursos na sexta-feira do presidente do Fed, Jerome Powell, e da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.

  • Veja também: Bolsas da Ásia fecham sem sinal único

O sinal é positivo nos futuros de Nova York e bolsas da Europa, onde investidores avaliam o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha, que recuou 6,0% em julho, na comparação anual, sinal positivo para a inflação na maior economia do continente. E o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) cortou a taxa de juros de referência de empréstimos para 1 ano, de 3,55% a 3,45%, porém manteve a para 5 anos, em 4,20%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os mercados devem ficar ainda em compasso de espera pelo simpósio em Jackson Hole, com investidores esperando mais pistas sobres os rumos da política monetária dos EUA. Na visão de ex-autoridades do Fed e observadores próximos, o discurso fornecerá a Powell uma plataforma para esclarecer suas opiniões sobre a futura política monetária, sem revelar os movimentos exatos que ele espera que o banco central faça nos próximos meses.

No Brasil

O apetite a risco nas bolsas internacionais e alta do petróleo devem ajudar o Ibovespa nesta segunda-feira de agenda esvaziada. Já a alta do dólar ante maioria das moedas emergentes e de países exportadores de commodities pode também se refletir em pressão para o real.

No foco está a possibilidade de votação na Câmara do arcabouço fiscal. Integrantes da equipe econômica, no entanto, se mostram preocupados com o fato de nem Lula nem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estarem no Brasil em uma semana de votação tão importante. E a preocupação com o cenário fiscal dominou a última reunião do dia do Banco Central com economistas na sexta-feira (18), segundo uma fonte sob sigilo.

A opinião majoritária, disse o analista, é de piora na margem. “A maioria falou da dificuldade do governo em gerar novas receitas”, afirmou. Os cenários apresentados na reunião para o resultado primário de 2024 preveem, em geral, um déficit entre 0,5% e 1,0% do Produto Interno Bruto (PIB). A meta estabelecida pelo projeto do novo arcabouço fiscal para o período é de zeragem do déficit, com uma banda de tolerância de 0,25 ponto porcentual para cima ou para baixo.

Agenda

O destaque da agenda local é o IPCA-15, na sexta-feira, mesmo dia da divulgação da nota do setor externo de julho. Ao longo da semana, a agenda é mais fraca. Nesta segunda tem o Boletim Focus (8h25). Na terça (22), o presidente do BC, Roberto Campos Neto, palestra em evento do Santander, e na quarta-feira (23), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa do mesmo e evento.

De amanhã a quinta-feira, o presidente Lula participa da 15ª Cúpula dos BRICS, em Johannesburgo, na África do Sul. A CPMI do 8 de Janeiro se reúne na próxima quinta-feira (24) para ouvir o depoimento de Luis Marcos dos Reis, sargento do Exército que integrava a equipe da Ajudância de Ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Publicidade

*Com informação do Broadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Abertura de Mercado
  • arcabouço fiscal
  • Brics (Brasil
  • China e África do Sul)
  • Ibovespa
  • Índia
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Rússia
Cotações
04/07/2025 12h49 (delay 15min)
Câmbio
04/07/2025 12h49 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Governo pode barrar o corte do IOF; vale antecipar a compra de dólar?

  • 3

    Dólar mais barato: veja as contas globais que cortaram o IOF e prometem reembolsos

  • 4

    Bolsa de Valores a 160 mil pontos? Veja as projeções dos bancos para o 2º semestre de 2025

  • 5

    O que é IOF e como funciona?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Você conhece a regra das duas pizzas de Jeff Bezos? Ela pode mudar sua carreira
Logo E-Investidor
Você conhece a regra das duas pizzas de Jeff Bezos? Ela pode mudar sua carreira
Imagem principal sobre o Auxílio natalidade: o que é e quem pode solicitar o benefício?
Logo E-Investidor
Auxílio natalidade: o que é e quem pode solicitar o benefício?
Imagem principal sobre o Quais são as 10 maiores Bolsas de Valores do mundo? Veja o ranking
Logo E-Investidor
Quais são as 10 maiores Bolsas de Valores do mundo? Veja o ranking
Imagem principal sobre o Cafeteira elétrica virou vilã da conta de luz? Entenda por que o consumo pode surpreender
Logo E-Investidor
Cafeteira elétrica virou vilã da conta de luz? Entenda por que o consumo pode surpreender
Imagem principal sobre o Liquidificador é vilão da conta de luz? Veja como usar sem medo mesmo com bandeira vermelha
Logo E-Investidor
Liquidificador é vilão da conta de luz? Veja como usar sem medo mesmo com bandeira vermelha
Imagem principal sobre o Você sabe o que é auxílio aluguel? Saiba quem tem direito e como conseguir o benefício
Logo E-Investidor
Você sabe o que é auxílio aluguel? Saiba quem tem direito e como conseguir o benefício
Imagem principal sobre o Você sabia que Bill Gates já fracassou? Veja o que ele, Steve Jobs e Walt Disney enfrentaram
Logo E-Investidor
Você sabia que Bill Gates já fracassou? Veja o que ele, Steve Jobs e Walt Disney enfrentaram
Imagem principal sobre o 5 luxos que parecem inofensivos, mas comprometem o orçamento da classe média
Logo E-Investidor
5 luxos que parecem inofensivos, mas comprometem o orçamento da classe média
Últimas: Mercado
Bolsas da Ásia fecham sem direção única, com foco em tarifas dos EUA
Mercado
Bolsas da Ásia fecham sem direção única, com foco em tarifas dos EUA

Donald Trump, disse na última quinta-feira que espera anunciar mais acordos comerciais

04/07/2025 | 06h56 | Por Rariane Costa
Ibovespa hoje: Embraer (EMBR3) volta a saltar; apenas 9 ações fecham em queda
Mercado
Ibovespa hoje: Embraer (EMBR3) volta a saltar; apenas 9 ações fecham em queda

Índice da B3 bateu recorde intradiário e de fechamento, enquanto Bolsas de NY também subiram

03/07/2025 | 18h59 | Por Beatriz Rocha
O que se sabe sobre o ataque hacker que roubou quase R$ 1 bilhão e afetou Pix
Mercado
O que se sabe sobre o ataque hacker que roubou quase R$ 1 bilhão e afetou Pix

Roubo aconteceu na empresa de tecnologia C&M Software, que liga instituições financeiras aos sistemas de pagamentos do Banco Central. Procurada, a companhia ressaltou a confiança plena em sua isenção quanto à origem do ataque e disse ter tomado todas as medidas previstas nos protocolos de segurança após saber da invasão

03/07/2025 | 16h00 | Por Jenne Andrade
Itaú BBA estima queda no lucro da Hapvida (HAPV3) no 2º tri e corta preço-alvo da ação
Mercado
Itaú BBA estima queda no lucro da Hapvida (HAPV3) no 2º tri e corta preço-alvo da ação

Especialistas ainda calculam disparada de quase 80% para os papéis e recomendam compra para o ativo

03/07/2025 | 15h59 | Por Bruno Andrade
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador