O índice Ibovespa Futuro abriu nesta segunda-feira (21) em alta de 0,44%, chegando aos 117.800 pontos. O avanço se dá repercutindo o corte de juros na China, anunciado mais cedo pelo banco central do país asiático.
Leia também
O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) cortou a taxa de referência (LPR, na sigla em inglês) de um ano, de 3,55% a 3,45%, e manteve a de 5 anos, em 4,20%. Havia expectativa por redução maior, de 15 pontos-base, na taxa de referência anual.
- Veja também: Mercado hoje: corte de juros na China repercute em semana de Cúpula dos Brics e votação do arcabouço fiscal
No Brasil, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) cedeu 0,06% na segunda prévia de agosto, após cair 0,72% na mesma leitura de julho.
O movimento foi puxado por um recuo menos intenso na margem do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), com queda de 1,03% para contração de 0,08%. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) caiu 0,12% na segunda prévia de agosto, após subir 0,04% na mesma leitura em julho.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os economistas do mercado financeiro elevaram no Boletim Focus desta semana a expectativa para a inflação suavizada para os próximos 12 meses, de 4,13% para 4,17%, de 4,18% há um mês.