O Programa de Integração Social (PIS) tem o intuito de proporcionar benefícios aos trabalhadores do setor privado como o seguro-desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), verbas de rescisão de trabalho, aposentadoria, entre outros.
Leia também
Esse sistema faz parte do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e é gerenciado pela Previdência Social e o Ministério do Trabalho. Assim, cada trabalhador tem direito ao PIS e recebe um número de identificação que possibilita o acesso a esses benefícios.
Atualmente, a forma mais comum de cadastrar o número PIS pela primeira vez ocorre por meio da criação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Vale ressaltar que a emissão de carteiras de trabalho atualmente é feita digitalmente, mas a física não foi totalmente invalidada.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em casos de primeira vez trabalhando em uma empresa do setor privado, o empregador tem a responsabilidade de inscrever o funcionário no PIS. Além disso, é possível pedir seu número do PIS em uma agência da Caixa ao solicitar para o gerente.
Como consultar o cadastro do PIS
Para consultar o cadastro, o trabalhador deve acessar a CTPS digital e clicar em “Benefícios”. Em seguida, apertar em “Consultar” na parte de “Abono Salarial“ e, assim, conseguirá ver o número PIS – que estará constando como “NIT”.
Existe também a possibilidade de consultar por meio dos aplicativos oficiais do FGTS, Meu INSS, Aplicativo Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Todos esses são compatíveis com os sistemas iOS e Android.