Nesta sexta-feira (01), a Petrobras (PETR4) elevou pela terceira vez consecutiva o preço do querosene de aviação (QAV) em mais de 20% em seus principais pontos de venda em setembro.
Leia também
De acordo com a Reuters, dentre estes locais estão praças como Duque de Caxias (RJ), Betim (MG) e Paulínia (SP), as altas giraram em torno de 21%.
Os ajustes de preços de QAV da Petrobras são mensais e definidos por meio de fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras. Assim, setembro foi o terceiro mês que a companhia elevou os valores em questão.
Publicidade
Além disso, as altas consecutivas ocorrem diante de uma disparada dos preços do petróleo no mercado internacional nos últimos meses, com impactos nos valores de seus derivados produzidos em refinarias.
Vale citar que a Petrobras tem reiterado que vende o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras, que por sua vez transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores.
Após a notícia do aumento, as ações da Petrobras (PETR4) seguem em alta nesta sexta-feira (01). Até às 16h50, os papéis da PETR4 estavam subindo 2,26% e eram negociados a R$ 32,63.
Colaborou: Vitória Tedeschi.