Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: ativos locais devem ser prejudicados por mau humor no exterior

Os dados econômicos no exterior e um desempenho fraco nas commodities devem prejudicar o Ibovespa

Abertura de Mercado: ativos locais devem ser prejudicados por mau humor no exterior
Após BTG Pactual (BPAC11) comprar Órama, ações operam em baixa. (Foto: Envato Elements)
O que este conteúdo fez por você?
  • Após um início de semana sem pregão nos EUA, devido ao feriado de Dia do Trabalho, os índices futuros de Nova York e os mercados acionários na Europa recuam
  • O movimento direcionado pelos novos dados econômicos modestos na China, na zona do euro e na Alemanha, que continuam apontando para uma contração persistente na economia
  • O ambiente externo pode limitar mais uma vez o fôlego dos ativos locais. O front fiscal deve ser o direcionador desta terça-feira

Após um início de semana sem pregão nos EUA, devido ao feriado de Dia do Trabalho, os índices futuros de Nova York e os mercados acionários na Europa recuam. O movimento direcionado pelos novos dados econômicos modestos na China, na zona do euro e na Alemanha, que continuam apontando para uma contração persistente na economia.

O dólar se valoriza ante uma cesta de outras moedas, enquanto os contratos futuros de petróleo recuam e os preços futuros do minério de ferro encerraram a sessão em queda de 0,59% em Dalian, cotados a US$ 115,92 por tonelada.

O ambiente externo pode limitar mais uma vez o fôlego dos ativos locais. O front fiscal deve ser o direcionador desta terça-feira (05). Ontem a curva de juros avançou com comentário de que o governo estuda antecipar receitas de longo prazo do pré-sal para o curto prazo a fim de garantir um cumprimento da meta de déficit zero para 2024.

Agenda econômica

Brasil: Entre os eventos do dia, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, profere palestra (8h30). Já na agenda de indicadores, destaque para os dados da produção industrial de julho (9h) e o Índice Gerente de Compras (PMI) composto e de serviços em agosto (10h).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

EUA: O departamento de Comércio informa as encomendas à indústria em julho (11h).

Europa: O PMI composto da zona do euro caiu de 48,6 em julho a 46,7 na leitura final de agosto, na mínima em 33 meses, informou a S&P Global, enquanto analistas projetavam 47,0. O PMI de serviços teve baixa de 50,9 em julho a 47,9 em agosto, na mínima em 30 meses, mas a expectativa dos analistas, neste caso, era de 48,3.

Já o PMI composto da Alemanha caiu de 48,5 em julho a 44,6 na leitura final de agosto, atingindo a mínima desde maio de 2020. Apenas no setor de serviços, o PMI recuou de 52,3 em julho a 47,3 em agosto, número em linha com a previsão dos analistas.

China: O PMI de serviços recuou de 54,1 em julho para 51,8 em agosto, segundo pesquisa da S&P Global com a Caixin. OPMI composto, que engloba serviços e indústria, caiu de 51,9 para 51,7 no mesmo período.

Publicidade

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>