• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Negócios

Americanas (AMER3) e LTS negam acusação de ex-CEO sobre fraude

Miguel Gutierrez afirmou que Carlos Alberto Sicupira acompanhava a rotina da varejista

Por LUIZA LEÃO, ESPECIAL PARA O E-INVESTIDOR

05/09/2023 | 10:24 Atualização: 05/09/2023 | 12:31

Foto: Felipe Rau/Estadão
Foto: Felipe Rau/Estadão

A LTS Investments, empresa que administra os negócios de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, divulgou nota em que refuta as acusações do ex-CEO das Americanas (AMER3), Miguel Gutierrez. À Justiça, ele afirmou que o rombo bilionário da companhia descoberto em janeiro envolveu Sicupira, que é acionista de referência da varejista junto com os dois sócios.

Leia mais:
  • O que impede o investidor de viver de renda, segundo Louise Barsi
  • O que acontece com quem vendeu milhas para a 123milhas
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A nota afirma que não há prova das alegações. “As ilações de uma pessoa que deixou o país depois de ter tido um requerimento de participação à CPI aprovado não têm coerência com os fatos até agora expostos pelas autoridades, tampouco nenhuma prova apresentada pela companhia há três meses foi questionada até o presente momento”, diz o texto. “Os acionistas de referência sempre atuaram com o máximo de zelo e ética sobre a companhia. Ainda assim, todos os acionistas da Americanas foram enganados por uma fraude ardilosa cujos malfeitores serão responsabilizados pelas autoridades competentes”.

As Americanas também divulgaram nota afirmando refutar “veementemente” as argumentações de Gutierrez. “A Americanas reitera que o relatório apresentado na Comissão Parlamentar de Inquérito em 13/06, baseado em documentos levantados pelo Comitê de Investigação Independente, além de documentos complementares identificados pela Administração e seus assessores jurídicos, indica que as demonstrações financeiras da companhia vinham sendo fraudadas pela diretoria anterior da Americanas, capitaneada pelo senhor Miguel Gutierrez”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No processo em que o Bradesco, credor das Americanas, procura antecipar a produção de provas sobre o que houve na varejista, Gutierrez afirma que Sicupira acompanha a rotina da empresa. “Questões financeiras, por exemplo, além da diretoria financeira e das áreas a ela subordinadas, eram tratadas pelo comitê financeiro, órgão de assessoramento ao conselho de administração e que contava com membros ligados aos acionistas controladores inclusive por vínculos familiares”, afirmou ele.

Na sequência, disse que “funcionários da LTS (holding dos acionistas controladores) muitas vezes também participavam dessas discussões, mesmo não tendo cargos formais na Americanas ou em LASA, conforme o caso”.

Sobre as fraudes contábeis, ele afirmou que “vale observar que os membros do comitê de auditoria e do comitê financeiro, bem como os do conselho fiscal, eram indicados ou sempre validados pelo sr. Carlos Alberto Sicupira”. “Além disso, cabia ao conselho de administração, também, autorizar mudanças nas políticas contábeis da companhia.”

Rombo nas Americanas

A derrocada da empresa do trio de bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, começou no dia 11 de janeiro deste ano, por meio da publicação de um fato relevante intitulado “Questões Contábeis e Alterações na Administração”. O documento assinado pelos recém empossados presidente e diretor financeiro da empresa, Sérgio Rial e André Covre, revelou ao mercado a descoberta de “inconsistências contábeis” de cerca de R$ 20 bilhões nos balanços da companhia.

Esse descasamento bilionário viria de operações de risco-sacado — empréstimos feitos com bancos para adiantar o pagamento de fornecedores — não contabilizadas. No mesmo comunicado, Rial e Covre anunciavam suas renúncias. Eles ficaram menos de 10 dias nos cargos.

Publicidade

O principal palpite do mercado acerca da crise na Americanas se mostrou correto: o buraco nas contas da Americanas veio de uma fraude, admitida pela varejista em um fato relevante publicado em 13 de junho.

Com informações do Estadão Conteúdo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Americanas
  • Conteúdo E-Investidor
  • Jorge Paulo Lemann
Cotações
20/05/2025 3h24 (delay 15min)
Câmbio
20/05/2025 3h24 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o "Bull market" da Bolsa vai depender desses 3 fatores, aponta corretora
Logo E-Investidor
"Bull market" da Bolsa vai depender desses 3 fatores, aponta corretora
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar a MUBI em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar a MUBI em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Ibovespa quebra recorde histórico e mira os 150 mil pontos: é hora de investir?
Logo E-Investidor
Ibovespa quebra recorde histórico e mira os 150 mil pontos: é hora de investir?
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Paramount+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Paramount+ em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Prime Video em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Prime Video em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar a Globoplay em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar a Globoplay em 2025? Veja os planos e compare os preços
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2025: quando será pago o 1° lote da restituição?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2025: quando será pago o 1° lote da restituição?
Imagem principal sobre o Renda extra na faculdade: 3 formas que universitários usam para ganhar dinheiro
Logo E-Investidor
Renda extra na faculdade: 3 formas que universitários usam para ganhar dinheiro
Últimas: Negócios
Warren Buffett agora aposta em bebidas alcóolicas após se desfazer do Citigroup; entenda
Negócios
Warren Buffett agora aposta em bebidas alcóolicas após se desfazer do Citigroup; entenda

A Berkshire Hathaway dobrou sua participação na Constellation Brands, optando por se desfazer de ações de instituições financeiras dos EUA

19/05/2025 | 18h05 | Por Christiaan Hetzner, da Fortune
O segredo do sucesso de Warren Buffett na escolha de ações
Negócios
O segredo do sucesso de Warren Buffett na escolha de ações

Sua riqueza teria alcançado mais de US$ 200 bilhões, tornando-o a pessoa mais rica do mundo — se ele não tivesse doado tanto

18/05/2025 | 18h24 | Por Geoff Colvin, da Fortune
Banco do Brasil (BBAS3) busca “colher de chá” com o BC após crise no agronegócio; entenda
Negócios
Banco do Brasil (BBAS3) busca “colher de chá” com o BC após crise no agronegócio; entenda

O banco pretende dialogar com o Banco Central para reavaliar a Resolução n.º 4.966 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que exige que os bancos antecipem provisões em seus balanços

16/05/2025 | 16h17 | Por Bruno Andrade
Magazine Luiza (MGLU3) vai lançar rede de apoio para empreendedoras; qual o impacto para acionistas?
Negócios
Magazine Luiza (MGLU3) vai lançar rede de apoio para empreendedoras; qual o impacto para acionistas?

A proposta é criar uma comunidade de mulheres empreendedoras e incentivar o crescimento das parceiras da empresa no marketplace

15/05/2025 | 18h21 | Por Bruno Andrade
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador