Quem recebe o Bolsa Família tem direito a pedir empréstimos. Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, há uma linha de microcrédito que disponibiliza esse serviço aos beneficiários.
Leia também
Na madrugada de segunda-feira (11), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter a decisão que permite a contratação de empréstimo consignado para beneficiários de programas sociais.
Com informou o Estadão, a decisão se estende também para aposentados, empregados da iniciativa privada e servidores públicos. O beneficiário poderá comprometer até 35% do salário mínimo, hoje fixado em R$ 1.320. Além disso, a regra de que as parcelas do empréstimo podem ser abatidas diretamente da folha de pagamento dos beneficiários também foi mantida.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os interessados em empréstimos na Caixa que recebem o auxílio do Bolsa Família também podem solicitá-lo pelo Programa Progredir. O programa visa complementar a renda familiar por meio da assistência ao pequeno negócio do beneficiário e não pode ser usado para pagamento de dívidas pessoais.
Além de receber o Bolsa Família, é necessário ser cadastrado no Meu CadÚnico para ter acesso a esse empréstimo.
Após verificar se possui direito ao dinheiro em uma agência da Caixa, basta seguir esses passos:
- Conseguir um fiador;
- Agendar uma visita de um agente da Caixa;
- Esperar um prazo de 8 dias da visita para saber se o empréstimo foi aprovado;
- Caso aprovado, aguarde o recebimento do dinheiro na conta da Caixa.