A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) o quinto lote da Restituição do Imposto de Renda 2023. No entanto, quem retificou a declaração e não recebeu nenhum valor neste último lote ainda poderá receber sua restituição nos chamados lotes residuais, que serão pagos a cidadãos que caíram na malha fina, mas regularizaram suas pendências.
Leia também
É importante frisar que quem retifica a declaração entra no fim da fila para receber sua restituição. É por isso que nem todos os contribuintes recebem seus valores até mesmo no quinto lote.
Esse será o caso, por exemplo, de quem retificou ou entregou o documento apenas após o dia 15 de setembro.
Quando os lotes residuais são pagos?
O pagamento dos lotes residuais começa a ser realizado no mês seguinte ao do último lote destinado aos contribuintes que declararam corretamente. Isso significa que os valores residuais devem ser pagos a partir do dia 31 de outubro.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No entanto, é possível que o pagamento ocorra ainda mais para frente, caso o contribuinte demore ainda mais tempo para retificar seu documento. Contudo, os lotes podem continuar sendo pagos no ano seguinte ao da entrega da declaração. Ou seja, em 2024.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada de forma direta ou via Pix. Veja nesta matéria o que fazer caso tenha caído na malha fina.