O Ibovespa opera em queda de 0,23%, aos 116.295,01 pontos na abertura do pregão desta segunda-feira (02). O índice é pressionado pelos dados do Boletim Focus, que projetou um leve aumento para a inflação do ano que vem. Para 2024, a expectativa para a inflação foi de 3,86% para 3,87%.
Por outro lado, os economistas consultados também atualizaram a expectativa para a inflação suavizada para os próximos 12 meses, de 4,04% para 4,02%, de 4,13% há um mês. A meta de inflação para 2024, no entanto, é de 3%.
Uma nova alta dos Treasuries, títulos de dívida emitidos pelo governo dos EUA, também pesa no desempenho dos ativos nacionais. O movimento reflete as expectativas dos investidores de que os juros estadunidenses devem permanecer em patamares restritivos por mais tempo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O destaque corporativo vai para Americanas (AMER3), após o envio de documento à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) confirmando o desligamento de 1.131 funcionários entre 21 de agosto e 17 de setembro deste ano, sendo 639 pedidos de demissão, e fechamento de 21 lojas no mesmo período, restando ativas 1.785 unidades.
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.