• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Dividendos: tudo o que você queria saber em 10 perguntas

Veja onde descobrir quanto as empresas pagam e como montar estratégia de renda mensal

Por Thiago Lasco

11/09/2020 | 11:38 Atualização: 11/09/2020 | 11:41

Foto: Evanto Elements
Foto: Evanto Elements

A distribuição de dividendos é um dos aspectos mais considerados pelo investidor ao decidir comprar ações. Afinal, além de se tornar dono de um pedacinho da empresa, ele poderá receber uma parte de seus lucros. E a possibilidade de obter uma renda extra é um dos maiores atrativos desse tipo de investimento, especialmente nestes tempos de juros baixos e maior busca por diversificação.

Leia mais:
  • 8 das 25 maiores empresas dos EUA não pagam dividendos. Entenda
  • As 45 ações que pagaram dividendos acima da Selic em 2020
  • Ações que pagam dividendos são opção para quem busca renda extra
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quem está atrás da regularidade de ganhos que era obtida na renda fixa, porém, poderá se decepcionar. O valor dos dividendos varia conforme os resultados obtidos pela empresa, e o pagamento pode ser suspenso se ela achar que isso comprometerá a saúde financeira da empresa.

Vale observar, também, que os dividendos são apenas um dos vários tipos de proventos que uma empresa pode pagar aos acionistas. Há também a distribuição de juros sobre capital próprio (sobre a qual incide Imposto de Renda, enquanto os dividendos são isentos) e as bonificações, que são pagamentos pontuais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o assunto, o E-Investidor conversou com Simone Pasianotto, economista-chefe da Reag Investimentos, Igor Warren, analista de renda variável da Warren Investimentos e Paulo Henrique Corrêa, economista-chefe da Valor Investimentos.

1 – Toda empresa é obrigada por lei a distribuir lucros sob forma de dividendos?

A Lei nº 6.404/76 (Lei das Sociedades Anônimas) diz que cabe ao estatuto social da companhia indicar o percentual dos lucros que será distribuído sob forma de dividendos. Se ele for omisso, a empresa pagará 50% do lucro líquido ajustado. Na prática, a maioria das empresas tem como praxe fixar os dividendos em 25% do lucro líquido ajustado, mas não não há nada que as impeça de pagar um percentual menor.

A cada assembleia, o conselho de administração delibera quanto do lucro apurado no balanço será reinvestido e quanto será distribuído aos cotistas. Se ele entender que a distribuição de dividendos causará problemas financeiros à companhia (por exemplo, se os recursos farão falta a um projeto de investimento importante), poderá suspender o pagamento.

Essa decisão será divulgada – aos acionistas e ao mercado – por meio de um fato relevante. “O acionista é sócio da companhia e merece uma explicação por parte de quem está tocando o negócio. Qualquer iniciativa que vá consumir grandes volumes de caixa, como projetos e mudanças de estratégia, deve ser comunicada com transparência”, diz Corrêa.

2 – O que o pagamento de dividendos revela sobre a empresa?

Colocando de forma bem simples, uma empresa que tem lucro pode empregar o dinheiro em novos investimentos, ou então revertê-lo para o acionista. A decisão vai privilegiar o caminho que ofereça o melhor retorno.

“Quando uma empresa paga bastante dividendos, provavelmente não tem nenhum outro projeto de investimento que possa gerar um retorno maior do que pagar o acionista”, diz Cavaca.

Publicidade

Empresas em fase de crescimento em geral precisam de mais capital para investir do que as mais maduras e consolidadas, que distribuem mais lucros. Assim, quando uma empresa que nunca pagou dividendos passa a fazê-lo, isso é sinal de que, no mínimo, ela considera que passará a ter uma receita mais previsível.

“Essa empresa está crescendo, ganhando uma estrutura financeira mais robusta e entrando em uma vida financeira mais estável”, diz o analista da Warren.

3 – Mas para a empresa não seria melhor ficar com o dinheiro em caixa?

Na verdade, não. Só faz sentido reter o dinheiro no caixa se a empresa tiver um uso para ele. “Uma empresa consolidada que não tenha um projeto para investir não vai deixar o dinheiro parado, pois isso gera pouco valor agregado para ela. O que faz gerar retorno para o negócio é a atividade produtiva da empresa, não o dinheiro do caixa que está no CDI”, diz Corrêa.

Além disso, pagar dividendos é uma forma de atrair mais acionistas e também dar a eles uma prova de solidez. “A empresa mostra que o acionista será remunerado, independentemente de qual seja o valor de mercado da companhia”, diz Pasianotto.

4 – Com que frequência uma empresa paga dividendos?

Depende da empresa. Via de regra, o lucro das companhias é apurado em balanços trimestrais. Mas cada uma decide a periodicidade da distribuição dos dividendos: trimestral, semestral ou mesmo anual. E nada impede que ela mude a estratégia no ano seguinte.

Bancos são uma exceção: costumam pagar mensalmente, às vezes com um reforço semestral mais “parrudo”, ou mesmo com pagamentos de dividendos não eventuais em períodos específicos.

Publicidade

A data de divulgação dos dividendos não é a mesma data do efetivo pagamento, que pode ocorrer meses depois – é a empresa que fixa o prazo. E, vale repetir, mesmo uma empresa que distribui dividendos regularmente pode decidir não pagá-los, pelas razões explicadas acima.

5 – Escolher empresas que pagam mensalmente é sempre a melhor opção?

Não necessariamente. Nem sempre quem paga todo mês é quem paga melhor. O que o investidor deve analisar é o dividend yield da empresa – ou seja, o percentual de lucros que ela distribui ao longo do ano, frente ao valor da ação.

Por exemplo, se uma empresa distribuiu lucros de R$ 7 por ação nos últimos 12 meses, e o papel está cotado a R$ 100, então o dividend yield dela é de 7%.

6 – E o qual seria o dividend yield de uma empresa que paga “bem”?

Isso varia conforme o setor. “Um dividend yield considerado médio fica entre 5% e 7% e um alto, entre 9% e 10%”, diz Pasianotto.

7 – Onde posso descobrir quanto uma empresa paga de dividendos?

Os pagamentos de dividendos são divulgados por meio de um informe chamado fato relevante. Toda empresa de capital aberto com ações em Bolsa tem um site de relações com os investidores, e é nele que os fatos relevantes são publicados. Ali é possível saber quanto a empresa paga, quando paga e até o dividend yield.

O site da B3 tem uma seção de empresas que lista todos os fatos relevantes divulgados, o que facilita a vida do investidor, já que ele pode consultar tudo em um único lugar.

Além disso, sites como Agenda de Dividendos e Meus Dividendos consolidam as informações obtidas nos sites de RI das companhias e montam calendários, que mostram quais são as empresas que pagam dividendos em cada mês.

8 – Quem são os melhores pagadores de dividendos?

Bancos, energia e saneamento são setores campeões no quesito dividendos. Eles são mais previsíveis que outros como o de siderurgia, por exemplo – que, por sofrer com as oscilações de preço do dólar e das commodities, apresenta resultados que variam muito a cada ciclo.

Publicidade

“Mas nada disso está escrito em pedra. Qualquer empresa pode ter um problema, até em um setor mais previsível. Um vendaval pode derrubar a estrutura de linhas de transmissão de uma empresa de energia, por exemplo”, explica Corrêa.

Além dos bancos, Pasianotto enumera algumas empresas que compõem o Ibovespa e que também são boas pagadoras.

“Alpargatas, Fleury, B3, Gerdau, Renner, Magazine Luiza, Localiza, Smiles e Weg têm lucro recorrente e optam por distribuí-lo de forma recorrente”, diz a economista da Reag. “Mas nem sempre as recorrentes são as que pagam melhor.”

9 – Dá para montar uma estratégia de renda mensal e viver de dividendos?

Muita calma nessa hora. Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o valor dos dividendos é flutuante, decidido em cada assembleia, e pode não ser sempre tão atrativo. Além disso, a distribuição dos lucros nem sempre é feita por meio de dividendos. Ou seja, não dá para esperar receber uma renda estável de uma empresa.

Dito isso, é possível, sim, criar uma estratégia que permita receber dividendos todo mês. Para isso, tendo em mãos um desses calendários de pagamentos de dividendos, o investidor pode montar uma carteira de ações com empresas que paguem em meses diferentes, e assim organizar um fluxo de recebimentos.

Publicidade

“Escolha empresas que usualmente pagam, mas lembre-se de que mesmo essas podem não pagar. Novembro e dezembro são meses piores para receber, pois as empresas estão fechando o ano e preferem reter os lucros”, aconselha Pasianotto.

10 – O valor dos dividendos é tudo o que importa?

Definitivamente, não. Ainda que o pagamento mensal seja um chamariz e tanto para o investidor, há outras questões mais importantes a se considerar antes de escolher uma empresa para chamar de sua.

“Dividendos são um atrativo a mais, não o principal. O principal é o preço da empresa, o valor patrimonial, que não é tão fácil de aferir”, afirma Pasianotto. “É preciso fazer uma análise detalhada dela: as vantagens competitivas, como seu preço está oscilando no mercado, questões de governança corporativa, o caminho que os executivos estão trilhando.”

Corrêa diz que o investidor precisa olhar para a frente e ponderar quanto a empresa poderá crescer, inclusive para poder continuar pagando os mesmos proventos.

“Ver só o valor dos dividendos é uma análise rasa. Tem que olhar os fundamentos e o potencial. Não necessariamente a empresa que paga bem é promissora. A Souza Cruz, por exemplo, sempre foi excelente pagadora. Mas será que o business do tabaco terá um crescimento significativo nos próximos 10 anos?”, pondera o economista.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • b3sa3
Cotações
24/10/2025 14h27 (delay 15min)
Câmbio
24/10/2025 14h27 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Distribuidora de Valores Vórtx acusa empresário Nelson Tanure de esvaziar caixa da Emae depois da privatização

  • 2

    Prévia da Vale acima do esperado deixa dividendos extraordinários mais próximos, mas 3 fatores ainda pesam na decisão

  • 3

    BBAS3 dividendos hoje: calendário do Banco do Brasil, valores por ação, payout 2025/2026 e projeções de yield

  • 4

    Taesa ou Isa Energia: as "vacas leiteiras" ainda valem a pena? Analistas elegem a favorita

  • 5

    Por que até os ricos evitavam falar de dinheiro – e o que isso revela sobre a educação financeira no Brasil

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como usar o computador da maneira correta para evitar aumentos na conta de luz
Logo E-Investidor
Como usar o computador da maneira correta para evitar aumentos na conta de luz
Imagem principal sobre o Salário líquido: o que é e como calcular o valor corretamente
Logo E-Investidor
Salário líquido: o que é e como calcular o valor corretamente
Imagem principal sobre o FGTS: quais prazos para solicitação do saque calamidade vão até 2026? Veja calendário
Logo E-Investidor
FGTS: quais prazos para solicitação do saque calamidade vão até 2026? Veja calendário
Imagem principal sobre o Tele Sena: como comprar o título presencialmente?
Logo E-Investidor
Tele Sena: como comprar o título presencialmente?
Imagem principal sobre o Reforma Casa Brasil: entenda o programa para facilitar reformas residenciais
Logo E-Investidor
Reforma Casa Brasil: entenda o programa para facilitar reformas residenciais
Imagem principal sobre o Por que pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio Gás foram unificados?
Logo E-Investidor
Por que pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio Gás foram unificados?
Imagem principal sobre o Prova de vida a domicílio: veja como agendar o serviço
Logo E-Investidor
Prova de vida a domicílio: veja como agendar o serviço
Imagem principal sobre o Imposto de Renda: veja como consultar lote residual de restituição
Logo E-Investidor
Imposto de Renda: veja como consultar lote residual de restituição
Últimas:
Loteria Federal: quais são as chances de ganhar na extração de sábado?
Loterias
Loteria Federal: quais são as chances de ganhar na extração de sábado?

A extração de sábado oferece uma boa probabilidade de ganhar, entre as loterias do país

24/10/2025 | 14h26 | Por Jéssica Anjos
Lotofácil de hoje (24): veja passo a passo para apostar no concurso 3521 e concorrer ao prêmio da vez
Loterias
Lotofácil de hoje (24): veja passo a passo para apostar no concurso 3521 e concorrer ao prêmio da vez

O sorteio será realizado no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), a partir das 20h

24/10/2025 | 14h21 | Por Jéssica Anjos
Eleições, risco fiscal e geopolítica: como proteger seu patrimônio em 2026
Eduardo Mira
Eleições, risco fiscal e geopolítica: como proteger seu patrimônio em 2026

Mais do que a busca por retornos expressivos, preocupe-se em ter uma boa estratégia de proteção patrimonial pautada em dados objetivos

24/10/2025 | 14h02 | Por Eduardo Mira
Seguro de vida puxa R$ 11,4 bi em indenizações no ano; arrecadação do setor sobe 8%
Tempo Real
Seguro de vida puxa R$ 11,4 bi em indenizações no ano; arrecadação do setor sobe 8%

Indenizações cresceram 6,6% até agosto, impulsionadas pelos ramos de vida e prestamista, mostra a Fenaprevi

24/10/2025 | 14h01 | Por Bruna Camargo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador