Publicidade

Educação Financeira

ETFs: o que são e como comprar ações por um preço acessível?

Fundos de índice são uma boa opção para quem quer se aventurar na renda variável, mas não tem experiência nem tanto dinheiro

ETFs: o que são e como comprar ações por um preço acessível?
Entender o princípio da ETF e o que é esse fundo ajuda bastante ao tentar comprar ações na Bolsa de Valores.
  • ETFs são fundos negociados em Bolsa que replicam índices do mercado
  • O produto é indicado para iniciantes em renda variável e pequenos investidores
  • Há 23 ETFs listados na B3, sendo 17 em renda variável e seis em renda fixa

Imagine comprar todas as ações do Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira, incluindo Petrobras, Vale, Ambev e Itaú, ou todos os títulos públicos atrelados à inflação de uma vez só e por um preço acessível.

Parece algo fora da curva? Pois saiba que sim, isso é possível adquirindo Exchange Traded Fund, mais popular pela sigla de ETFs e também conhecidos como fundos de índice, em português.

ETF: o que é o fundo?

ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos com cotas negociadas na Bolsa de Valores, que replicam um determinado índice do mercado financeiro.

Em outras palavras, um gestor especializado faz uma gestão passiva, comprando ativos em quantidades idênticas ao índice reproduzido, espelhando os mesmos ganhos ou prejuízos.

Por que investir em ETFs?

Este produto financeiro é indicado para iniciantes no mundo da renda variável e pequenos investidores, já que economiza tempo em administrar uma carteira grande de ativos e tende a ter uma volatilidade menor do que papéis avulsos, principalmente ações.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No entanto, os riscos de variação dos preços continuam presentes.

Além disso, eles também oferecem liquidez, com compra e venda de cotas diariamente, e custos acessíveis, visto que a maioria dos ETFs é negociado na B3 a menos de R$ 100.

Para adquirir uma cota de algum fundo de índice basta ter conta em uma corretora de valores, já que elas são negociadas via home broker.

Qual o melhor ETF?

Hoje, existem 42 ETFs negociados em Bolsa, sendo 36 em renda variável e 8 em renda fixa. Os mais conhecidos são os ligados ao Ibovespa como:

  • BOVA11 (BlackRock);
  • BOVV11 (Itaú);
  • BOVB11 (Bradesco)

A principal diferença entre eles está nas taxas de administração, preços de cotas e estratégias de administração a longo prazo.

ETFs e small caps

Há também outros como o SMAL11, que tem como foco as small caps, o BRAX11 e o PIBB11, que replicam o IBrX-100 e IBrX-50, indicadores compostos pelos 100 e 50 papéis mais negociados da Bolsa, respectivamente.

A renda fixa ganhou representantes em 2019 com o surgimento do IMAB11, fundo de índice que reflete uma carteira com 13 títulos públicos corrigidos pela inflação.

Benefícios tributários de ETFs

Outra vantagem dos ETFs são os benefícios tributários. Veja alguns deles a seguir:

  • É cobrada uma alíquota de 15% sobre os lucros obtidos na venda de um fundo de índice, independente do prazo de aplicação;
  • Não possui come-cotas, encargo comum em fundos de investimento de renda fixa e multimercados;
  • Não é cobrado IOF para resgates com menos de 30 dias.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos