O principal índice da B3, o Ibovespa, opera em baixa de 0,45%, aos 116.526,43 pontos, nesta terça-feira (17), após a divulgação de números da inflação no Brasil, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e volume de serviços, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Leia também
No exterior, são esperadas falas de três dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) que votarão nas reuniões de política monetária neste ano, além de dados da economia estadunidense.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços (IGP-10) subiu 0,52% em outubro. O índice acumula queda de 4,65% desde o começo do ano; e a taxa acumulada dos últimos 12 meses também recua 4,88%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Segundo a instituição, o aumento de 7,31% no preço do minério de ferro exerceu a maior pressão sobre a inflação no atacado dentro do IGP-10 deste mês.
Nesta terça-feira, o contrato mais negociado do minério de ferro na Dalian Commodity Exchange, para janeiro de 2024, fechou em alta de 2,12%, negociado a US$ 118,44.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o volume de serviços prestados no País caiu 0,90% em agosto na comparação com julho, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.