O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira (25), seguindo o movimento das Bolsas de Nova York. Às 14h09 a principal referência da B3 recuava 0,71%, aos 112.959,04 pontos, oscilando entre máxima a 114.248,72 pontos e mínima a 112.866,45 pontos.
Leia também
Nos Estados Unidos, Nasdaq tomba 2,08%, enquanto Dow Jones recua 0,15% e S&P 500 tem perdas de 1,22%. No dia, dados sobre venda de moradias novas no país mostraram crescimento de 12,3% em setembro ante agosto, acima da previsão do mercado. O indicador sinaliza economia forte no país e tende a dificultar o controle da inflação rumo à meta do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
Na Bolsa brasileira, as ações da Vale (VALE3), de grande peso para a composição da carteira atual do Ibovespa, operam no campo positivo, impulsionadas pelo salto na cotação do minério de ferro, que fechou em alta de 3,32% no mercado futuro da Dalian Commodity Exchange, na China. O forte desempenho da commodity ocorre após o governo chinês confirmar a emissão de 1 trilhão de yuans em títulos do Tesouro chinês no quarto trimestre deste ano, segundo informações do Broadcast.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) oscilam durante a sessão, com os preferenciais em alta de 0,28%, enquanto os ordinários cedem 0,15%. Vale lembrar que na última segunda-feira (23) os ativos da estatal tombaram 6% com investidores monitorando perspectivas de mudanças no estatuto social da empresa. Outras petroleiras recuam nesta quarta, com Prio (PRIO3) em queda de 1,68% e 3R Petroleum (RRRP3) em desvalorização de 1,46%.
Entre os principais destaques negativos do Ibovespa, as ações da Casas Bahia (BHIA3) cedem mais de 9% após a companhia informar que levará para Assembleia Geral Extraordinária, convocada para 16 de novembro de 2023, a proposta de grupamento da totalidade de suas ações, na proporção de 25 para 1.
Os papéis da Weg (WEGE3) também figuram entre as principais baixas do índice, repercutindo os resultados do terceiro trimestre de 2023. No período, a companhia reportou lucro líquido de R$ 1,311 bilhão, o que representa uma queda de 4,1% sobre o segundo trimestre deste ano.
Na outra ponta, as ações da Ultrapar (UGPA3), em alta de 1,76%, lideram os ganhos do Ibovespa, seguidas pelos papéis da Raizen (RAIZ4) e Gol (GOLL4).
Publicidade
Na terça-feira (24), o índice avançou 0,87%, aos 113.761,90 pontos, após cinco quedas seguidas, acompanhando o bom humor externo.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.