A São Martinho (SMTO3), do setor sucroenergético, informou em comunicado ao mercado que seu Conselho de Administração aprovou a instalação de uma unidade produtora de biometano em Américo Brasiliense (SP).
Leia também
“A unidade produtora, anexa à Unidade Santa Cruz, terá capacidade para produção aproximada de 15,6 milhões de Nm³ de Biometano (Metro Cúbico Normal, padrão ANP) durante período de moagem, além da geração de Cbios (crédito de carbono com um uso bastante específico) referentes à produção de combustível renovável atrelada as melhores práticas de sustentabilidade”, informou em nota.
“O principal insumo utilizado na produção do biometano será a vinhaça (100% do volume produzido na unidade Santa Cruz), proveniente da produção do etanol de cana-de-açúcar, além de outros insumos químicos e de energia renovável gerada pela unidade.” O início da operação está previsto para o segundo semestre de 2025, com aproximadamente 40% da capacidade da planta entregue na safra 2025/26 e 100% a partir da safra 2026/27.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O cronograma de desembolso da obra será 30% na safra atual (2023/24), 60% na safra 2024/25 e o restante na safra 2025/26. O capex (investimento) estimado é de aproximadamente R$ 250 milhões, contemplando o biodigestor (lagoas), equipamentos de purificação e dessulfurizarão do biogás em biometano, e investimentos em compressão e interligação com a rede de distribuição.
O projeto contará com o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) com prazo médio de aproximadamente oito anos.