As ações da Vale (VALE3) fecharam em alta de 1,14% nesta terça-feira (31), cotadas a R$ 68,69. Em outubro, a mineradora acumulou uma valorização de 2,10%.
Leia também
O Ibovespa avançou puxado pela alta das ações da mineradora. No dia, investidores monitoraram a possibilidade de o governo chinês fazer novos estímulos à economia do país, após o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China recuar de 50,2 em setembro para 49,5 em outubro.
Além disso, os papéis também foram impulsionados pelo BTG Pactual (BPAC11), que reiterou sua recomendação de compra para Vale, destacando que ainda há potencial de valorização para a ação, à medida que o banco está cada vez mais confiante de que o baixo nível operacional da empresa – que impactou o sentimento sobre o nome nos últimos trimestres – ficou para trás.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
De acordo com a corretora, a companhia agora está sendo negociada a um múltiplo de 4 vezes o valor da empresa pelo Ebitda – ou seja, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização – esperado para 2023. Os analistas ainda projetam que a companhia pode dar rendimentos entre 11% e 12% aos acionistas, na forma de dividendos/recompras em 2024.
O contrato futuro mais negociado do minério de ferro na Dalian Commodity Exchange, para janeiro de 2024, fechou em alta de 0,34%, cotado a 898,5 yuans por tonelada, cerca de US$ 122,85.
*Com informações do Broadcast