- Após ficar praticamente no “zero a zero” entre 2021 e 2022, o Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) caminha para fechar este ano com uma alta expressiva
- Para 2024, a expectativa é de que esses produtos continuem a trajetória de recuperação, com destaque para os fundos imobiliários (FIIs) de “tijolo” - aqueles que investem o patrimônio na construção ou exploração de imóveis físicos
- Gabrielly Sanchez, especialista de fundos de investimento imobiliário da Ágora Investimentos, recomenda que uma carteira de FIIs seja composta em 70% por FIIs de "tijolo" e 30% por aplicações de "papel"
Depois de ficar praticamente no “zero a zero” nos últimos dois anos, o Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) caminha para fechar este ano com uma alta superior a 10%. O principal gatilho para a recuperação foram os cortes promovidos pelo Banco Central (BC) na taxa básica de juros da economia. A Selic começou 2023 em 13,75% ao ano e finaliza o período no patamar de 11,75% ao ano.
Leia também
Para 2024, a expectativa é de que os fundos imobiliários (FIIs) continuem a trajetória de recuperação, com destaque para os FIIs de “tijolo” – aqueles que investem o patrimônio na construção ou exploração de imóveis físicos, como galpões logísticos, shoppings centers e salas comerciais. Ou seja, ativos que foram bastante afetados pela subida dos juros e que, agora, devem se beneficiar do ciclo de afrouxamento monetário.
Esses segmentos dependem de uma economia aquecida para resultados melhores. Na construção civil, por exemplo, financiamentos e empréstimos se tornam mais caros quando a Selic está mais alta e essa situação esfria a demanda pelos empreendimentos.
- Acesse o guia gratuito Melhores fundos de investimento para 2024.
O mesmo pensamento pode ser aplicado aos shoppings centers e demais estabelecimentos comerciais que dependem do consumo. “Um grande destaque para uma retomada do setor imobiliário é, de fato, essa redução na taxa de juros no Brasil”, afirma Gabrielly Sanchez, especialista de fundos de investimento imobiliário da Ágora Investimentos.
Qual FII é melhor?
Para ler a reportagem completa e ver as recomendações dos analistas com os melhores FIIs, acesse o e-book gratuito Onde Investir na Renda Fixa em 2024.
Publicidade