No dia, o principal índice da Bolsa brasileira alcançou a marca dos 124 mil pontos, vista pela última vez durante o dia no início de agosto de 2021. O apetite a risco motivou seus ganhos, influenciado tanto por fatores externos quanto internos.
“Dados mais fracos de emprego e de expectativas industriais ajudam um pouco no sentido de que os juros não subirão mais, podendo até caírem antes do esperado nos Estados Unidos”, avaliou Thiago Lourenço, operador de renda variável da Manchester Investimentos, ao Broadcast.
As Bolsas de Nova York encerraram a sessão sem direção única, com Nasdaq em avanço de 0,07%, enquanto S&P 500 teve teve ganhos de 0,012% e Dow Jones perdas de 0,013%. Os investidores monitoraram comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed) no pregão após uma nova sequência de dados econômicos dos EUA alimentarem especulações sobre os próximos passos de política monetária.
No mercado local, o Ibovespa operou a despeito da pressão negativa vinda das ações da Petrobras (PETR3;PETR4) e de outros papéis ligados ao petróleo – movimento que reflete a intensa queda nos preços da commodity no mercado internacional diante de preocupações em torno da demanda.
O destaque positivo da sessão foi a Magazine Luiza (MGLU3), recuperando a cotação acima de R$ 2 após realizar leilão por oscilação máxima no início da tarde. Além dela, as empresas Grupo Casas Bahia (BHIA3)e BRF (BRFS3) também subiram 11,54% e 8,03%, respectivamente.
No lado negativo, Prio (PRIO3) recuou 3,53% diante do fechamento do petróleo em baixa de 5%. 3R Petroleum (RRRP3) e Cielo (CIEL3) também lideraram as perdas do índice no pregão.
Na última sessão antes do feriado, terça-feira (14), o índice fechou em alta de 2,29%, aos 123.165,76 pontos.
*Com informações do Broadcast