O Ibovespa sobe 0,63% nesta segunda-feira (20), às 13h19, aos 125.563,83 pontos. O índice amplia ganhos durante a tarde, influenciada pelas commodities.
Leia também
O principal indicador da B3 opera em sintonia com as bolsas americanas. Sem norteadores dada a agenda de indicadores esvaziada e ainda pelo noticiário pouco motivador, ele segue na a marca dos 125 mil pontos no pregão.
No mercado local, o índice é apoiado pelas metálicas – com destaque para as ações da Vale (VALE3) – ante o avanço de 0,47% do minério de ferro. Além disso, foi publicado um relatório do Bank of America (BofA) que mudou recomendação de diversas ações do setor de mineração e siderurgia – a mineradora, por sua vez, foi impulsionada por elevação para compra.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“O papel está ganhando tração. Amanhã tem distribuição de dividendos, que será bem robusto. Claro que a ação estava descontada”, afirmou Gabriel Mota, operador de renda variável da Manchester Investimentos, ao Broadcast.
Conforme o profissional, o Ibovespa já chegou a um “preço justo” por conta de algumas ações, mas as da mineradora ainda estavam com certo atraso. “Precisa de algum papel que esteja descontado para que o índice chegue aos 130 mil pontos”, comenta.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
*Com informações do Broadcast
Publicidade