Comportamento

Zanin e Barroso votam em caso da revisão da vida toda do INSS; veja como fica o benefício

Este processo visa recalcular o benefício do INSS aos trabalhadores aposentados entre 1999 e 2019

Zanin e Barroso votam em caso da revisão da vida toda do INSS; veja como fica o benefício
Fachada do STF ( Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)
  • Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barroso e Cristiano Zanin, foram contra a decisão de constitucionalidade da revisão da vida toda do INSS
  • Com o voto de Barroso e Zanin, o placar fica em 2 a 2 para anular acórdão e em 4 a 0 para modulação de efeitos
  • O caso trata da regra de transição da Lei nº 9.876, de 1999, que não permitiu os trabalhadores já contribuintes da Previdência a incluir os salários pagos antes de julho de 1994

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barroso e Cristiano Zanin, foram contra a decisão de constitucionalidade da revisão da vida toda do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Com o voto de Barroso e Zanin, o placar fica em 2 a 2 para anular acórdão e em 4 a 0 para modulação de efeitos. Alexandre de Moraes e Rosa Weber, já aposentada, que votaram por manter a constitucionalidade da revisão.

O INSS estava disputando uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determinou a constitucionalidade da revisão da vida toda do benefício de aposentadoria. O órgão pedia a nulidade do caso juntamente com uma modulação de efeitos, caso não conseguisse o primeiro pedido.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Este processo visa recalcular o benefício do INSS aos trabalhadores aposentados entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019, que podem estar recebendo menos do que lhes é devido.

O caso trata da regra de transição da Lei nº 9.876, de 1999, que não permitiu os trabalhadores já contribuintes da Previdência a incluir os salários pagos antes de julho de 1994, após o Plano Real, no cálculo do benefício.

O recálculo do benefício poderia custar R$ 480 bilhões aos cofres públicos, no cenário mais custoso possível, de acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023.

Como votaram Zanin e Barroso?

O primeiro voto para a nulidade da decisão do STJ foi de Zanin, com base em argumentos processuais. De acordo com ele, o controle constitucional só pode ser feito pelo plenário do STJ, que é composto por todos os seus ministros, e não pelas turmas do tribunal, como foi feito.

Barroso, por sua vez, acompanhou integralmente o voto de Zanin sobre a nulidade da revisão da vida toda do INSS. Com o voto de Zanin, há a possibilidade do caso voltar ao STJ para novo julgamento, considerando que o processo anterior teve placar de 6 a 5, com voto a favor da constitucionalidade pelo seu antecessor, o ministro Ricardo Lewandowski.

Quem tem direito à revisão da vida toda do INSS?

Todos os aposentados entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019 têm direito à revisão do INSS, que terá ação retroativa nos recebimentos a menos. Para ter o ajuste, é preciso entrar com uma ação judicial para requerer a revisão.

Porém, caso a pessoa já tenha se aposentado há mais de dez anos e não entrou com ação na Justiça, não será possível pedir ou receber a revisão.

Publicidade

É recomendado ter um advogado para fazer a revisão, uma vez que se for comprovado que o salário que a pessoa recebia antes de julho de 1994 era menor, a Justiça pode diminuir a aposentadoria recebida atualmente.

Web Stories

Ver tudo
<
PowerBall: como participar da loteria dos EUA de maneira legal
Como comprar ações da Apple? Veja o passo a passo
Dinheiro esquecido: confira o passo a passo para realizar saque
Bets: uso do Bolsa da Família ainda é permitido. Entenda o porquê
Cid Moreira queria deserdar filho da herança; isso é possível?
5 cidades globais com maior risco de bolha imobiliária: você vive em alguma delas?
Eleições 2024: quem é o candidato a prefeito mais rico de São Paulo?
CIN: o que é e quanto custa a nova carteira de identidade nacional?
5 passos para solicitar sua aposentadoria direto pelo app do Meu INSS
Quanto custa se hospedar no melhor hotel da América do Sul?
Verdadeira identidade do criador do Bitcoin pode finalmente ser revelada; entenda
Estou devendo IPTU, posso perder meu imóvel?
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos