Publicidade

Tempo Real

Febraban e Polícia Federal assinam acordo para combater fraudes bancárias digitais

O primeiro acordo entre a Febraban e a Polícia Federal foi firmado em outubro de 2007

Febraban e Polícia Federal assinam acordo para combater fraudes bancárias digitais
Foto: Rafapress/Shutterstock
  • A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Polícia Federal celebraram mais um acordo no combate à fraudes bancárias digitais
  • Idealizado em 2007, Projeto Tentáculos centraliza todas as notícias-crime de fraudes em um repositório único de dados
  • O acordo assinado hoje também visa a cooperação para a promoção de projetos e ações de interesse comum no combate às fraudes bancárias eletrônicas ou digitais, em contas de depósito, poupança e contas de pagamento

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Polícia Federal celebraram mais um acordo no combate à fraudes bancárias digitais. O mais novo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado no início da tarde desta sexta-feira (24).

Intitulado Plataforma Tentáculos, o acordo foi assinado na sede da Federação pelo Delegado Andrei Rodrigues, diretor geral da Polícia Federal, e por Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Idealizado em 2007, Projeto Tentáculos centraliza todas as notícias-crime de fraudes em um repositório único de dados. Em outubro daquele ano, a PF e a Febraban assinaram o primeiro ACT.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Um dos principais pontos do ACT é o apoio dos bancos no aperfeiçoamento da Plataforma Tentáculos. A tecnologia permitirá a troca de informações com as polícias civis dos Estados, para que, com base nas informações encaminhadas pelas instituições financeiras, possam ser feitas investigações nos territórios.

Atualmente, 25 bancos participam do Projeto Tentáculos. De 2018 a 2023, foram deflagradas cerca de 200 operações e cumpridos 445 mandatos de busca e apreensão, além de 81 prisões.

“Atualmente, cerca de 8 em cada dez transações bancárias são feitas pelos meios digitais. Além de investir maciçamente em sistemas de tecnologia da informação e cibersegurança, os bancos brasileiros também têm como prática atuar em parceria com governos, polícias e com o Poder Judiciário, para prevenir crimes e ajudar no seu esclarecimento, trocando informações e propondo novos padrões de proteção”, afirma Isaac Sidney.

“Esse acordo reafirma a parceria da Polícia Federal com a Febraban e eleva o patamar em que estamos trabalhando, impulsionando esse projeto para as 27 unidades da Federação, em parcerias com os Estados, com ações de capacitação, treinamentos, integração das bases de dados e de sistemas e, portanto, com maior eficiência no combate aos crimes”, afirma o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Publicidade

O acordo assinado hoje também visa a cooperação para a promoção de projetos e ações de interesse comum no combate às fraudes bancárias eletrônicas ou digitais, em contas de depósito, poupança e contas de pagamento mantidas por instituições financeiras associadas à Febraban e também a criação de uma rede nacional de investigação e combate a fraudes.

Web Stories

Ver tudo
<
Cursos, passagens aéreas e cashback: confira as promoções da Black Friday do mercado financeiro
Como usar o Tesouro IPCA + 7% para aumentar a sua aposentadoria
Antecipação do 13º salário vale a pena?
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
13º salário: quem não tem direito ao pagamento?
Estas moedas de 50 centavos podem valer R$ 5 mil; veja se você tem em casa
Como Warren Buffett ganhou US$ 282 milhões com o Nubank?
Nem aquecedor, nem ar-condicionado: estes truques vão aquecer a casa sem pesar a conta de luz
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos