A Receita Federal pagará, na próxima quinta-feira (30), o novo lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2023. Serão contemplados 358.737 contribuintes, com um valor total de R$ 762.906.928,68.
Leia também
Para saber se o contribuinte está contemplado neste lote, basta acessar o site da Receita Federal, ir na aba de em “Meu Imposto de Renda” e consultar a situação da declaração.
Os valores serão depositados em conta bancária indicada pelo contribuinte na declaração do Imposto de Renda 2023, ou através da chave Pix.
Quem recebe?
O lote residual é composto por contribuintes que caíram na malha fina, porém depois normalizaram as pendências. De acordo com a Receita Federal, os principais motivos que levaram os contribuintes à malha fina em 2023 foram:
- Problemas com deduções realizadas, sendo as despesas médicas o principal motivo de retenção. Os contribuintes devem informar todas as despesas médicas que tiveram no ano, com documentos comprobatórios.
- Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados. Os contribuintes devem informar todos os rendimentos que receberam no ano, inclusive aqueles recebidos de fontes não-pagadoras de imposto de renda.
- Diferenças no valor de IRRF entre o que foi declarado pela fonte pagadora e o que foi declarado pela pessoa física. Os contribuintes devem conferir o valor do imposto de renda retido na fonte em seus contracheques e informar corretamente na declaração.
Colaborou: Gabrielly Bento
Publicidade