A semana começa com um tom um pouco mais negativo nos mercados internacionais, com leves perdas registradas entre os índices futuros de Nova York e nas principais bolsas da Europa nesta segunda-feira (4).
Leia também
Os investidores seguem apostando no fim do ciclo de altas de juros mundo afora e em um breve início de reversão desse processo ainda no primeiro trimestre de 2024. O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense), Jerome Powell, disse que não precisa agir com “pressa” e que a inflação parece estar “na direção correta”.
A curva de juros futura americana indica chance majoritária do Fed começar a reduzir a taxa básica já em março e entregar 1,25 ponto porcentual em cortes acumulados até o fim do próximo ano.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O dólar se valoriza ante outras moedas principais, enquanto os contratos futuros de petróleo operam em queda, estendendo as perdas de mais de 3% vistas na sexta-feira, e os preços futuros do minério de ferro registraram desvalorização de 1,14% na madrugada em Dalian, cotados a US$ 134,15 por tonelada.
Diante da fraqueza externa, o dia pode ser de queda na B3. A votação do projeto de lei de taxação das apostas esportivas, cuja data será definida após a volta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao Brasil, prevista para quarta-feira, é um evento importante nos próximos dias.
Agenda econômica
Brasil: A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulga o balanço do setor de veículos em novembro, no fim da manhã. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, participa de evento da Associação Brasileira da Indústria de Química e de Produtos Derivados (Abiquim) (8h).
A LiveBC desta segunda-feira será conduzida pelo presidente da instituição, Roberto Campos Neto (14h), que também fará palestra em seminário promovido pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf, às 16h).
Nos próximos dias, será publicado o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, na terça-feira, os dados do setor público consolidado de outubro e o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de novembro, na quarta-feira e a primeira quadrissemana do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) de dezembro, na sexta-feira.
Publicidade
Entre os eventos previstos, a Cúpula do Mercosul será realizada na quinta-feira, no Rio de Janeiro e, na pauta econômica do Supremo Tribunal Federal (STF), destaque para o julgamento no plenário físico da constitucionalidade do trecho da Lei das Estatais, que proíbe a indicação de políticos para cargos de direção em empresas públicas.
EUA: O payroll de novembro será conhecido na sexta-feira. Antes, são esperados dados de abertura de vagas Jolts, de outubro, amanhã, além dos números do setor privado da Automatic Data Processing (ADP) em novembro, na quarta-feira. Hoje será publicado o dado de encomendas à indústria em outubro (12h).
Europa: Hoje a Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, discursa (11h) e, amanhã, haverá a divulgação dos índices gerentes de compra (PMIs) da zona do euro e Alemanha.
China: A agenda contará com a divulgação de PMIs hoje (22h45).
Publicidade
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.